A fim de promover a educação musical para jovens e crianças ipojucanas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude, em parceria com a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca (OCC), promove o retorno do programa “Música nas Comunidades”. A iniciativa, que visa desenvolver oficinas que transmitam conhecimentos introdutórios sobre música clássica para os estudantes da rede municipal de ensino, teve início no dia 16 de agosto, na Escola Santo Elias, no Engenho Caetés.
“Com essas oficinas as crianças e jovens presentes podem ter contato com os instrumentos, aprender algumas técnicas básicas de arte e despertar neles esse interesse e conhecimento musical”, destacou o secretário de Juventude do Ipojuca, Diego Araçá. Além da comunidade de Caetés, a programação de agosto também contemplou os estudantes da Escola Maria José Ferreira, em Camela (23/08), encerrando com os alunos da Escola Integral Engenho São Paulo (31/08). As próximas unidades escolares contempladas serão divulgadas no início do próximo mês.
No programa, o regente e os músicos da Orquestra realizam um “concerto-aula”, onde interagem com o público, com palestras e apresentações dos instrumentos de corda utilizados em uma orquestra sinfônica. Para o coordenador pedagógico e maestro da OCC Ipojuca, Márcio Pereira, através das oficinas é possível despertar o desejo dos estudantes em seguir um novo caminho, por meio da música. “A música tem um poder incrível de transformar”, afirmou o coordenador. Ao todo, só no mês de agosto, o programa vai beneficiar mais de 200 crianças.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom.