O Campeonato Brasileiro comemora nesta terça-feira (23) os 63 anos de sua primeira partida disputada. Apesar de ter outro nome e seguir um formato diferente do atualmente conhecido, o confronto entre Bahia e CSA em 1959 marcou o início da história das competições nacionais que viriam a passar por reformulações ao longo dos anos.
Organizada como um mata-mata com partidas de ida e volta, a Taça Brasil foi o primeiro campeonato a nível nacional do país reunia os campeões estaduais além do eixo Rio-São Paulo, mas ainda não era o Brasileirão. A primeira partida disputada acabou em goleada de 5 x 0 do Tricolor Baiano sobre o Azulão. O Bahia, inclusive, viria a ser o campeão da primeira edição do torneio, ainda em fase experimental, após vitória contra o Santos
Já o Campeonato Brasileiro atual, na verdade, teve sua origem oficialmente apenas em 1971, decorrente de outra competição: o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, apelidado de Robertão, depois conhecido como Taça de Prata, e por fim, consagrado como Campeonato Nacional de Clubes. Na época, entretanto, não englobava todos os estados do país.
Segundo João Havelange, ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) que criou a Taça Brasil, a Taça de Prata e o Campeonato Nacional, cada competição é uma sequência da anterior, e juntas, representam a história do Campeonato Brasileiro. Em 2010, Havelange também chegou a defender que os títulos da Taça Brasil e da Taça de Prata deveriam ser unificados aos do Brasileirão, e que os títulos não deixaram de existir apenas porque as competições passaram por reformulações.
Veja também
Futebol de Mesa TênisConfira os vencedores da 3° etapa Campeonato Pernambucano de Futebol de Mesa
Tenista australiano Kyrgios comparecerá a um tribunal em outubro por agressão
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.