De hoje (22) até o próximo dia 28, o Pátio recebe as celebrações do Dia do Folclore e dos 32 anos da Casa do Carnaval, com apresentações culturais e rodas de conversa. Em setembro, tem mais novidade e mais celebração, com a retomada do projeto Ciranda no Pátio, confirmando a vocação daquele entorno para a cultura e para as brincadeiras populares. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Marcando a retomada do Pátio de São Pedro como geografia prioritária para a celebração cultural na cidade, a Prefeitura do Recife promove, a partir de hoje (22), uma extensa programação de eventos e apresentações que confirmam a vocação daquele entorno histórico para a cultura, em suas mais enraizadas e tradicionais expressões.
As atividades, preparadas pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, começam neste 22 de agosto, Dia do Folclore, com as bênçãos de Iara, do Curupira, da Comadre Fulozinha e de todos os encantados que habitam o fantástico de nosso imaginário popular coletivo. A partir das 15h, o Pátio de São Pedro recebe as apresentações de cinco agremiações: o Clube Carnavalesco Misto O Menino de São Pedro, o Bloco de Samba Turma do Saberé, a Tribo Gauianás, a Belo Capiba Frevo Orquestra e a Cia de Frevo Frevança.
Ao longo da semana, a programação continua com lançamentos de livros e rodas de conversa, na Casa do Carnaval, a partir das 14h. Na sexta, o debate começa mais cedo, a partir das 10h, tendo como tema a história do próprio equipamento, que há 32 anos se dedica a preservar a memória cultural da cidade.
Tem atividade também no domingo (28), a partir das 13h horas, com a apresentação de agremiações, que irão estrear uma agenda cultural fixa no Pátio. Além de sabor e sentido, assegurados pelos restaurantes e espaços culturais, como a Casa do Carnaval e os memoriais Luiz Gonzaga e Chico Science, os domingos no Pátio de São Pedro passam a contar com música e festa, em apresentações de atrações contempladas no Plano Recife AMA Carnaval, sempre no início da tarde.
Ciranda – Em setembro, a agenda cultural do Pátio ganha mais uma novidade, que vai convidar o Recife inteiro a dar as mãos. A partir do dia 2 (sexta), será retomada a tradição das apresentações de grupos de ciranda, sempre na primeira sexta-feira do mês.
A iniciativa faz parte de uma série de ações e programações, previstas para os próximos meses, que integrarão o projeto Cultura que Toca no Pátio, criando novas tradições para dialogar com as belezas e histórias que a geografia secular daquele entorno guarda e conta.
A Ciranda no Pátio resgata uma programação tradicional, que era oferecida nos idos de 1970, garantindo a salvaguarda da brincadeira que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil no ano passado. A atividade será gratuita e aberta ao público, para perpetuar a brincadeira popular feita de dança e música, tecida na oralidade e repassada literalmente de mão em mão, em um de seus palcos historicamente mais cativos.
PROGRAMAÇÃO PÁTIO DE SÃO PEDRO
Dia do Folclore a Aniversário da Casa do Carnaval
De hoje (22) até domingo (28)
Segunda (22)
15h – Apresentações de: Clube Carnavalesco Misto O Menino de São Pedro, Bloco de Samba Turma do Saberé, Tribo Gauianás, Belo Capiba Frevo Orquestra e Cia de Frevo Frevança
Terça (23)
14h – Lançamento dos livros “Narrativas Urbana: práticas de pesquisas e escritas de novas histórias”, de Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Morais de Araújo; “Estudos sobre Histórias das Religiões: identidades, práticas e representações socioculturais”, de Carlos André Silva de Moura, José Roberto de Souza e Leon Adan Gutierrez de Carvalho; e “Modos de Pensar, Maneiras de Viver: Cristãos novos em Pernambuco no século XVI”, de Janaina Guimarães da Fonseca e Silva
Quarta (24)
14h – Encontro de Quadrilhas juninas: roda de conversa sobre a tradição quadrilheira na cidade, com Albemar Araújo
Quinta (25)
14h – Lançamento do livro “Òmìnira: Mulheres e homens libertos da Costa d’África no Recife”, de Valéria Costa
Sexta (26)
10h – Tudo Começa na Casa: roda de conversa com colaboradores que passaram pela Casa do Carnaval, que se confirma lugar concreto e simbólico, habitado e partilhado
Domingo (28)
13h – Apresentações de agremiações culturais do Recife
Ciranda no Pátio
Dia 2 de setembro