brasilia-teimosa-recebe-o-viva-recife-nos-bairros

Brasília Teimosa recebe o Viva Recife nos Bairros

Evento levou diversão para toda a família, serviços de saúde e atividades de lazer. A ação também é uma maneira de movimentar a economia e o empreendedorismo. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Alegria, sorrisos, dança e diversão tomaram conta de Brasília Teimosa, neste sábado (20). Começando ainda no período da tarde, o local recebeu o Viva Recife nos Bairros, evento inspirado no Viva a Guararapes da Prefeitura do Recife, que tem como missão descentralizar e democratizar a ação e levar opções de lazer a uma comunidade da cidade, a cada final de semana. Desta vez, a Avenida Brasília Formosa, na orla da comunidade de Brasília Teimosa, se vestiu para levar ao público diversas atrações, desde música, a brincadeiras para as crianças e ainda assistência à saúde para toda a família. Até às 20h deste sábado, os moradores da comunidade ainda contarão com apresentação musical. 

“Hoje a gente trouxe o Viva Recife nos Bairros para Brasília Teimosa. Um trecho da orla inteiramente dedicado ao lazer dos moradores e movimentando a economia local. Feirinha de artesanato, brinquedos e recreação para as crianças, música, apresentação cultural e vacinação para crianças crianças e adultos. A animação é marca registrada do nosso povo e essa iniciativa traz ainda mais vida para nossos bairros. A cada final de semana outros bairros receberão o Viva para viver essa experiência de lazer e diversão”, declarou o prefeito João Campos.

Realizado por meio da Secretaria de Turismo, o Viva Recife nos Bairros contou com três polos: Infantil, Saúde e Economia Criativa.  “Assim como o Viva Guararapes, vem se tornando um evento já marcado no calendário de lazer da cidade, o Viva Recife nos Bairros tem a ideia de democratizar e descentralizar o acesso a lazer gratuito na cidade. Esse é o nosso quinto evento, já tivemos em outros bairros da cidade, e a ideia é que a gente vá em todos os bairros, os 97 bairros do Recife”, explicou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

No Polo Infantil, crianças puderam participar de oficinas, recreação, infláveis e pula-pula. A vendedora de pastel Nicia Vieira, 40 anos, aproveitou a ação e trouxe nove crianças para se divertirem. Assim como ela, Monalisa Rodrigues, 37 anos, trouxe seis crianças para a tarde de lazer. “É uma ação diferente para as crianças brincarem e distraírem a mente. Eu cheguei agora, mas eles já tão virados por aí correndo”, comentou. Pai de Ian, 3 anos, Sérgio Cavalcante, 30 anos, elogiou o evento onde o filho pode se divertir. “Se ele pode brincar, pra mim tá bom! Deixar  toda essa criançada feliz já ajuda muito. É um sábado diferente de muitos”, destacou. 

O Viva Recife nos Bairros, edição Brasília Teimosa, contou com Polo dedicado à Saúde para disponibilizar vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 4 anos de idade, vacina contra influenza para todas as idades, além de vacina contra a poliomielite para as crianças. Também com foco nos cuidados à saúde bucal, o evento propôs  oficina de escovação dental supervisionada, distribuição de kits de escovação, além de distribuição de material informativo. Com cinco próteses dentárias, a dona de casa Ednalva Calisto, 49 anos, fez questão de levar o neto Pietro, 7 anos, para aprender a como fazer uma escovação dental bem feita. “Hoje eu pago o preço por não ter cuidado dos dentes. Aprender a escovar e passar o fio dental é importante demais para evitar problemas no futuro”, aconselhou. 

Marcando presença, o programa Academia da Cidade levou profissionais para realizar avaliação física e orientação sobre exercícios físicos, além de disponibilizar serviço de aferição de pressão arterial e hemoglicoteste. No local, equipes da Vigilância Ambiental ofereceram orientações sobre arboviroses.

No polo dedicado à economia criativa, teve feira de artesanato e de comida, abrindo espaço para 30 empreendedores locais. Entre eles,  a auxiliar administrativo e artesã Adriana Neves, 44 anos, moradora de Brasília Teimosa desde os dois anos de idade, que vende placas de pallet decoradas. “Eu mesma confecciono as peças feitas com material que o marceneiro não quer mais. Faço desde prateleiras para suculentas, porta-recado, porta-chaves, a suporte para xícaras e outros utensílios do lar”, conta a empreendedora que se reveza entre o ofício de administradora e artesã para complementar a renda. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque o artesão não tem muitas possibilidades para vender sua arte a não ser em  feirinhas. Quanto mais feirinhas, melhor pra gente”, contou. 

Com direito a muita música e dança, o Polo Cultural e Artístico contou com  apresentações do Maracatu Nação Erê, Balé Deveras, Orquestra de Frevo do Pina e banda É Nosso Jeito. Para encerrar a noite e fechar o evento com chave de ouro, o público ainda vai curtir o show da cantora Dry Indomável.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …