Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Tomaram posse nesta terça-feira (7), no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, os 25 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife). A nova composição do conselho, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, atuará no biênio 2021-2023. Participaram da posse, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna e o secretário-executivo de Juventude, Marconi Ribeiro. Também prestigiou a posse, o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.
De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife, pois nele há representação por RPA, da sociedade civil e também do Governo. “É muito importante que a juventude participe de forma efetiva deste conselho para propor e deliberar a política pública da juventude e quem assume um compromisso no conselho ele não se representa, mas sim o cidadão recifense, um coletivo de jovens que pode trazer políticas públicas positivas e emancipatórias para a juventude do Recife”, ressalta Ana Rita.
Para o secretário-executivo de Juventude, Marconi Ribeiro, com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude encerra e inicia um novo ciclo importante. “O Conselho tem um papel muito importante de controle social e a gestão passada se estendeu por mais dois anos, mediante ao desafio da pandemia e hoje trazemos novos rostos, nova juventude para pensar junto com a gente a partir do que eles enfrentaram no período pandêmico e acredito que esses jovens estão prontos para nos apresentar quais são os nortes e os caminhos que podemos construir nessa nova forma de viver que essa pandemia nos trouxe”, destaca o secretário. Ele ainda ressalta que está muito feliz em ver que esses jovens estão inseridos nos territórios, participando conosco e dentro do conselho poderão monitorar as políticas públicas existentes, poderão propor novas formas de construir políticas públicas.
Pela primeira vez, o processo eleitoral aconteceu de maneira virtual, dentro do Conecta Recife. Além disso, oito pontos físicos de votação também disponibilizaram a plataforma para os jovens. A adesão dos eleitores atingiu o número recorde de 1.572 jovens. A votação para eleger representantes da sociedade civil e instituições dos novos membros do CMPPJ/Recife aconteceu em outubro.
O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do Governo Municipal, um representante do Poder Legislativo e 16 representantes da Sociedade Civil. O Conselho tem por finalidade fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.
Entre as principais competências do CMPPJ/Recife estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude; apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.
Lista dos eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude – Biênio 2021-2023:
RPA 1
(eleita) Raielly Naiara da Silva Santos – 56 – votos – 50,00%
(suplente )Marcos Kleyton Antunes Bezerra – 56 votos – 50,00%
RPA 2
(eleito) – Pedro Henrique de Souza – 17 – votos 53,12%
(suplente) -Pedro Sérgio de Alcântara Moura da Câmara – 15 votos 46,88%
RPA 3
(eleito) – Lucas Leandro da Silva – 316 votos – 46,47%
(suplente) – Renan Victor Souza de Andrade – 173 votos – 25,44%
RPA 4
(eleito) – João Vitor Pereira Amorim – 178 votos – 49,04%
(suplente) – Marcio Wamberto de Souza Castro – 61 votos – 16,80%
RPA 5
(eleito) – Ademir Eduardo Alves de Andrade – 38 votos – 51,35%
(suplente) – Matheus Henrique Alves Soares – 21 votos – 28,38%
RPA 6
(eleito) – Thiago Edson Oliveira da Silva – 81 votos – 31,76%
(suplente) – Bruna Eduarda Carla Ribeiro Barros – 56 votos – 21,96%
Lista das Instituições Eleitas na Assembleia Geral do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude CMPPJ – 23 de Outubro de 2021:
– Representantes de Entidades da Pessoa com deficiência de apoio às políticas públicas de juventude de atuação na Cidade do Recife.
1. Associação Pernambucana de Cegos – Apec
2. Integrarte
– Representante de Entidade de apoio às políticas públicas de juventude.
1. Coletivo pão e tinta
– Movimentos, ONGS, Coletivos, Entidades, Associações, Organizações que atuam com a juventude dentro da cidade do Recife
1. UMES
2. UJS
3. JSPDT
4. Paróquia Cristo Redentor
5. Cores do amanhã
6. Mapa Educação
7. Coletivos Jovem pelo Meio Ambiente