Obra faz parte da maior reestruturação da rede pública da capital pernambucana. No local, além de melhorias estruturais, também foi feita a implementação de atendimento odontológico (Foto: Edson Holanda/PCR)
O Recife Cuida, que traz a maior reestruturação da saúde pública da capital pernambucana, já está nas ruas. Na tarde desta quarta-feira (10), um dos 145 equipamentos da Secretaria de Saúde do município que vão passar por obras dentro do programa, foi devolvido à população das comunidades do Cabanga e Realeza, na área central da cidade, totalmente requalificado. O prefeito João Campos fez a entrega simbólica da Unidade de Saúde da Família (USF) Cabanga, que recebeu obras de melhorias estruturais e a ampliação do atendimento odontológico. Para isso, a Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 235 mil.
“Ontem lançamos o Recife Cuida, novo modelo de gestão que garante a maior reestruturação da saúde pública municipal. Hoje, estamos aqui no Cabanga, para entregar a Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente requalificada, onde incluímos atendimento odontológico, que não tinha antes. Além dos consultórios, a unidade tem sala de curativos, coleta e sala de vacina. Essa é uma das 140 salas de vacina que a cidade tem, para fazer a vacinação de rotina, além da covid-19. Essa é uma estratégia de vacinação permanente, dentro do SUS, que acontece nas nossas unidades”, declarou o prefeito João Campos.
Durante o período das obras, a equipe de saúde da USF Cabanga foi deslocada para atender a população em uma estrutura montada em frente à USF São José do Coque, que fica próximo ao bairro do Cabanga. As intervenções englobam, além de readequação de todos os ambientes, a implantação de um consultório odontológico, Centro de Material e Esterilização (CME), sala dos agentes comunitários de saúde (ACS) e adequação às normas de acessibilidade. Os consultórios clínicos, farmácia, salas de curativo e vacina receberam revestimento em cerâmica, e ainda foram instalados novos aparelhos de ar condicionado. Ainda foram feitos consertos no piso e teto, pintura interna e adequação da sala de curativos e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Na área externa, também foram feitos serviços na fachada, na calçada e no piso, que foram completamente recuperados.
Na USF Cabanga são cadastrados 4,4 mil usuários, sendo 1.902 da comunidade do Cabanga e 2.538 da Realeza. Para atender a esta população, a unidade conta com uma Equipe de Saúde da Família, formada por médico, enfermeira, técnico de Enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, agora a unidade passa a contar com uma equipe de Saúde Bucal, formada por dentista e auxiliar. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, oferece acolhimento diário e realiza os mais diversos serviços de saúde para os moradores da região.
“Esse é o início da grande reestruturação que a gente está fazendo na saúde do Recife. A gente está entregando hoje essa obra da Unidade de Saúde da Família do Cabanga. Uma unidade completamente requalificada e com todas as salas reformadas. Inclusive, aqui incluímos a equipe de saúde bucal, que antes não tinha. É uma unidade de apenas uma equipe, que foi reformada para dar mais conforto ao usuário e ao trabalhador e melhorar a assistência prestada a essa população”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Entre os procedimentos de Atenção Básica à Saúde ofertados na Unidade estão: consultas clínicas, preventivo ginecológico, dispensação de medicamentos, acompanhamento em planejamento familiar, pré-natal e puericultura; curativos, vacinação, agendamentos das especialidades médicas e exames complementares, atendimento odontológico pediátrico e adulto, entre outros.