recife-cuida:-populacao-do-cabanga-recebe-unidade-de-saude-totalmente-requalificada-pela-pcr

Recife Cuida: População do Cabanga recebe unidade de saúde totalmente requalificada pela PCR

Obra faz parte da maior reestruturação da rede pública da capital pernambucana. No local, além de melhorias estruturais, também foi feita a implementação de atendimento odontológico (Foto: Edson Holanda/PCR)

O Recife Cuida, que traz a maior reestruturação da saúde pública da capital pernambucana, já está nas ruas. Na tarde desta quarta-feira (10), um dos 145 equipamentos da Secretaria de Saúde do município que vão passar por obras dentro do programa, foi devolvido à população das comunidades do Cabanga e Realeza, na área central da cidade, totalmente requalificado. O prefeito João Campos fez a entrega simbólica da Unidade de Saúde da Família (USF) Cabanga, que recebeu obras de melhorias estruturais e a ampliação do atendimento odontológico. Para isso, a Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 235 mil.

“Ontem lançamos o Recife Cuida, novo modelo de gestão que garante a maior reestruturação da saúde pública municipal. Hoje, estamos aqui no Cabanga, para entregar a Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente requalificada, onde incluímos atendimento odontológico, que não tinha antes. Além dos consultórios, a unidade tem sala de curativos, coleta e sala de vacina. Essa é uma das 140 salas de vacina que a cidade tem, para fazer a vacinação de rotina, além da covid-19. Essa é uma estratégia de vacinação permanente, dentro do SUS, que acontece nas nossas unidades”, declarou o prefeito João Campos.

Durante o período das obras, a equipe de saúde da USF Cabanga foi deslocada para atender a população em uma estrutura montada em frente à USF São José do Coque, que fica próximo ao bairro do Cabanga. As intervenções englobam, além de readequação de todos os ambientes, a implantação de um consultório odontológico, Centro de Material e Esterilização (CME), sala dos agentes comunitários de saúde (ACS) e adequação às normas de acessibilidade. Os consultórios clínicos, farmácia, salas de curativo e vacina receberam revestimento em cerâmica, e ainda foram instalados novos aparelhos de ar condicionado. Ainda foram feitos consertos no piso e teto, pintura interna e adequação da sala de curativos e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Na área externa, também foram feitos serviços na fachada, na calçada e no piso, que foram completamente recuperados.

Na USF Cabanga são cadastrados 4,4 mil usuários, sendo 1.902 da comunidade do Cabanga e 2.538 da Realeza. Para atender a esta população, a unidade conta com uma Equipe de Saúde da Família, formada por médico, enfermeira, técnico de Enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, agora a unidade passa a contar com uma equipe de Saúde Bucal, formada por dentista e auxiliar. O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, oferece acolhimento diário e realiza os mais diversos serviços de saúde para os moradores da região.

“Esse é o início da grande reestruturação que a gente está fazendo na saúde do Recife. A gente está entregando hoje essa obra da Unidade de Saúde da Família do Cabanga. Uma unidade completamente requalificada e com todas as salas reformadas. Inclusive, aqui incluímos a equipe de saúde bucal, que antes não tinha. É uma unidade de apenas uma equipe, que foi reformada para dar mais conforto ao usuário e ao trabalhador e melhorar a assistência prestada a essa população”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Entre os procedimentos de Atenção Básica à Saúde ofertados na Unidade estão: consultas clínicas, preventivo ginecológico, dispensação de medicamentos, acompanhamento em planejamento familiar, pré-natal e puericultura; curativos, vacinação, agendamentos das especialidades médicas e exames complementares, atendimento odontológico pediátrico e adulto, entre outros.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …