recife:-a-cidade-mais-rapida-para-se-abrir-uma-empresa-no-brasil

Recife: a cidade mais rápida para se abrir uma empresa no Brasil

Com média de quatro horas para viabilizar e formalizar um novo negócio, as ações da Prefeitura voltadas para desburocratização nos últimos 12 meses geraram uma redução de 92% no tempo médio de registro de empresas na cidade

O Recife é a capital mais veloz do país para o abertura de uma empresa, com média de quatro horas de espera para liberação do registro. O tempo é duas horas a menos do que a segunda colocada, Maceió (6 horas), e a metade do prazo necessário para o processo em São Paulo (8 horas). Os números se referem ao Painel Mapa de Empresas, atualizado pelo Ministério da Economia com dados de julho de 2022 e divulgado oficialmente nesta terça-feira (9). Para se ter ideia do reflexo das políticas de desburocratização aplicadas pela Prefeitura do Recife, o tempo médio de registro de empresas na capital pernambucana em julho de 2021 era de 50 horas, o que representa uma redução de 92% na duração do processo..

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, atribui o resultado a um esforço conjunto de várias secretarias da gestão, que  entregaram melhorias em todas as etapas do licenciamento até chegar a esse avanço. “Um dos eixos importantes do nosso trabalho foi a criação do Investe Recife, que é a diretoria que cuida da relação com o setor privado, buscando as melhores condições para atrair novos negócios, expandir os existentes e fazer a economia rodar de forma simplificada e desburocratizada. Esses resultados mostram que as nossas ações têm resultados práticos para o empreendedor e pesa muito na hora da escolha de onde fazer investimentos e gerar empregos”, pontua. 

Entre as ações, estão a implantação do Balcão Único em parceria com a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a ampliação da classificação de empresas de baixo risco. Esta última medida permite a dispensa de alvarás e licenças para 432 atividades, mantendo a atuação da Prefeitura como reguladora. As práticas aplicadas permitiram um desempenho muito acima da meta estipulada pela gestão. O objetivo era reduzir para 20 horas o tempo médio de registro. 

A entrega exigiu mobilização das secretarias do Recife de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti); de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e de Finanças (Sefin), além da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

O cálculo que posicionou o Recife em primeiro lugar no Painel Mapa de Empresas destaca o tempo médio a partir da análise da duração dos indicadores de abertura e de registro para diversas naturezas jurídicas. Na análise por natureza jurídica, cooperativas e EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), por exemplo, levam menos de uma hora para abrirem o negócio. Já empresários Individuais e Sociedade Limitada esperam, respectivamente, 2,9 horas e  3,1 horas para viabilizar a nova empresa.

O ranking das dez capitais que apresentaram o melhor resultado no tempo de abertura de empresas é composto por Recife (4 horas), Maceió (6 horas), Vitória (7 horas), Cuiabá (7 horas), São Paulo (8 horas), Goiania (9 horas), Curitiba (9 horas), Aracaju (9 horas), Salvador (9 horas) e Boa Vista (11 horas).

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …