A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial da Mulher, deu continuidade no dia de hoje (09), à capacitação da Guarda Municipal para procedimento de atendimento à Lei Maria da Penha, que está acontecendo na Secretaria da Mulher, no Centro do Ipojuca. Participaram da capacitação a comandante da Patrulha Maria da Penha, Marina Quércia, a equipe do Centro de Referência da Mulher e alguns representantes da Guarda Municipal do Ipojuca.
A secretária da Mulher, Lucélia Nunes, explicou a importância do trabalho específico para a mulher vítima de violência: “é importante que no momento do atendimento a essa vítima, não haja julgamentos. Quem recepciona a mulher, não julga. não estamos aqui para isso, essa função é do Judiciário”. De acordo com a secretária, quando a Secretaria da Mulher e a Patrulha Maria da Penha são procuradas, o foco principal é proteger a mulher. Lucélia também salientou que o trabalho da secretaria não é apenas de repressão à violência, mas também preventivo.
A Prefeitura do Ipojuca possui , programas como o “Maria da Penha nas Escolas”, que trabalha a temática com os estudantes, e o “Eles por Elas”, onde o foco é a conscientização do público masculino; além do “Empodera” voltado para promover o empreendedorismo das mulheres”. A comandante da Patrulha Maria da Penha, Marina Quércia, falou sobre o valor de realizar uma acolhida profissional e solidária a vítima de violência, e sobre as ações do programa de prevenção à violência contra a mulher, através do policiamento ostensivo, preventivo e visitas regulares e fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência.
O Centro de Referência para Mulheres Dona Amarina funciona de segunda à quinta- feira das 8:00h às 16:00h e na sexta-feira, das 8:00h às 15:00h, localizado na Rua do comércio n°225, no Centro do Ipojuca. Telefones do CRM: 3551-2505 / 9.8462-2067.
Crédito das fotos: Marly Ribeiro/Secom