orquestra-sinfonica-do-recife-convida-para-apresentacoe0s-gratuitas-nestas-terca-e-quarta-feira

Orquestra Sinfônica do Recife convida para apresentaçõe0s gratuitas nestas terça e quarta-feira

Concertos, oferecidos pela Prefeitura do Recife, terão regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr. e participação especial do solista James Strauss. No Teatro de Santa Isabel, às 20h (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

Celebrando a produção musical erudita dos séculos XVIII e XIX, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza dois concertos, gratuitos e abertos ao público, nestas terça e quarta-feira (9 e 10), no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação, com uma novidade, que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, está implementando para assegurar acolhida, atenção e respeito ao público cativo das programações culturais da cidade: quem ficou na fila e não conseguiu entrar no último concerto da Orquestra, mas deixou o nome cadastrado, terá prioridade no acesso às apresentações. 

E para que ninguém fique de fora desta vez, a apresentação de amanhã (9) será transmitida pela internet, no canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). E a de quarta-feira (10), terá transmissão ao vivo pela rádio Frei Caneca FM (101.5).

Para o programa deste concerto cheio de novidades, o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. ensaiou três peças com os músicos da Orquestra, contemplando desde a tradição européia, representada pelos compositores Felix Mendelssohn e Luigi Gianella, nascidos na Alemanha e na França, até a produção erudita brasileira, evocada pela peça “Sinfonia Fúnebre”, composta pelo padre carioca José Maurício Nunes Garcia, que foi mestre de capela e organista da Capela Real, nos primeiros anos da corte Portuguesa no Brasil, entre 1808 e 1821. 

A sinfonia de José Maurício, celebrado como o mais importante compositor brasileiro de sua época e um dos primeiros compositores de relevância no país, abrirá a apresentação, seguida do “Concerto Lúgubre” para Flauta e Orquestra (1821), de Luigi Gianella, que será executada com a participação especial do solista James Strauss. 

Nascido no Recife, James foi o primeiro brasileiro a ser diplomado como concertista em flauta pela Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris. Foi ainda solista de várias orquestras europeias e conta com uma grande discografia. Foi um dos fundadores dos Verões Musicais de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E, atualmente, é professor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, além de integrar a Orquestra de Câmara Engenho Barroco. No palco do Santa Isabel, fará um reencontro emocionado com a Orquestra Sinfônica, da qual seu pai foi integrante, assegurando-lhe suas primeiras emoções e lições sinfônicas e musicais.

Após um breve intervalo, o repertório encerrará com a Sinfonia nº 3 em Lá menor “Escocesa”, de Felix Mendelssohn, com a execução dos movimentos “Andante con moto – Allegro un poco agitato”, “Vivace non troppo”, “Adagio” e “Allegro vivacissimo – Allegro maestoso assai”.“Compositor extraordinário, Mendelssohn é capaz de trazer alegrias e tristezas de uma maneira sublime, mesmo com uma aparente simplicidade. Músico prodígio, entre os 12 e 14 anos de idade, escreveu doze sinfonias para cordas, que são de uma maturidade assustadora”, celebra o maestro Lanfranco Marcelletti Jr., prometendo um “grand finale” para os concertos. 

Juventude – Em celebração ao mês da Juventude, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentará amanhã (9) um concerto aula para formação de novos públicos para a música erudita na cidade, numa articulação entre a Secretaria de Cultura, Secretaria Executiva de Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco. Participarão da apresentação, que começa às 10h30, cerca de 250 jovens de escolas públicas e do coletivo juvenil Amor e Esperança, de Nova Descoberta.

A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar no próximo dia 6 de setembro, para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil.

Serviço

Temporada 2022 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 9 e 10 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …