Um momento para compartilhar afeto foi realizado na manhã deste domingo (7), no Parque Santana, Zona Norte do Recife. A Organização de Auxílio Fraterno (OAF) celebrou 10 anos da Ação do Coração, evento que distribuiu 12 mil corações de tecido confeccionados por voluntários, de 7 a 80 anos, da instituição.
“Depois de dois anos de pandemia, a gente conseguir fazer um evento desse com adesão popular e a distribuição de 12 mil corações é motivo de agradecer muito. Nosso lema é gratidão. A intenção da ação é espalhar amor e cuidado com o próximo”, destacou a presidente da OAF no Recife, Beth Borges.
Este ano, a OAF está completando 62 anos. É uma instituição que se mantém através de doações para cuidar de 250 crianças dos 7 aos 15 anos, além de dar encaminhamento ao Jovem Aprendiz. “Atendemos crianças da comunidade dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra, no turno antes ou depois da escola delas. Oferecemos café da manhã, almoço e jantar, e fazemos atividades artísticas, como percussão, teatro e contação de história”, disse a embaixadora da Ação do Coração, Marucia Coelho.
Durante a ação, cantores animaram o público com músicas e danças. Estavam presentes Nádia Maia, Ed Carlos e Dudu do Acordeon, todos de forma voluntária. A madrinha da ação, Nádia Maia, destacou que é preciso mais afeto no mundo. “É um prazer muito grande poder receber esse carinho e energia desse povo que está junto a essa causa tão nobre”, ressaltou a cantora.
Evento movimentou o Parque Santana | Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
A professora Brenda Lemony levou a filha Manuella Lemony, de dois anos, para brincar na ação. “É muito importante um momento como esse, de poder confraternizar e trocar corações de maneira simbólica, principalmente depois de um período pandêmico”, disse Brenda.
Sempre participante do evento, a comerciante Aurenice Souza também não deixou de comparecer a esta edição. “Já participava desse evento porque tenho uma amiga que me incentiva. Sempre que eu posso, eu contribuo porque é uma forma de interação, novas amizades e distribuir e receber amor”, contou.
A Ação do Coração foi idealizada em Santos, São Paulo, pelo escritor, ator e diretor teatral Alexandre Camilo, em lembrança ao seu irmão Eduardo, falecido em 2011, aos 38 anos, por problemas do coração. “Nós achamos linda a ação e pedimos que o Recife fosse a cidade-irmã para a Ação do Coração, realizada através da OAF, e deu certo”, acrescentou Marucia.
Veja também
Feminicídio América do SulMulher é assassinada dentro de apartamento em Campo Grande
Chile e Bolívia concordam em enfrentar a crise migratória em sua fronteira