Um navegador francês de 62 anos sobreviveu por 16 horas no mar dentro de um barco virado graças a uma bolha de ar.
A embarcação de 12 metros, que partiu de Lisboa, em Portugal, enviou um pedido de socorro na noite de segunda-feira (01/08) do Oceano Atlântico.
A guarda costeira espanhola encontrou o barco virado, mas o mar estava agitado demais para resgatá-lo — e o navegador teve que esperar até a manhã seguinte.
A sobrevivência da vítima estava “à beira do impossível”, de acordo com mergulhadores da guarda costeira.
O pedido de socorro foi enviado às 20h23 (horário local) de segunda-feira, a 22,5 quilômetros das Ilhas Sisargas, perto da região da Galícia, no noroeste da Espanha.
Um barco de resgate transportando cinco mergulhadores e três helicópteros partiu para encontrar e resgatar o navegador, que ainda não foi identificado.
Um mergulhador foi içado até o casco do navio para procurar sinais de vida, e o homem respondeu batendo lá de dentro.
O mar estava agitado, e o sol havia se posto, então a equipe de resgate prendeu balões de flutuação ao barco para impedir que ele afundasse e esperou até a manhã seguinte.
No dia seguinte, dois mergulhadores nadaram sob o barco para ajudar o francês a sair — ele estava usando um traje de sobrevivência de neoprene e submerso na água até os joelhos.
O homem pulou então na água gelada e nadou sob o barco em direção à superfície do mar.
No Twitter, a Sociedade Marítima de Segurança e Resgate da Espanha escreveu: “Cada vida salva é nossa maior recompensa”.
Vicente Cobelo, membro da equipe de operações especiais da guarda costeira espanhola, disse que o navegador entrou na água “por iniciativa própria”.
Mas acrescentou que os mergulhadores ajudaram a retirá-lo, pois era difícil para ele tirar o traje de sobrevivência.
Ele foi transportado de helicóptero pela equipe de resgate e rapidamente levado ao hospital para fazer exames.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Você precisa fazer login para comentar.