espetaculo-teatral-apresenta-periodo-da-ditadura-militar-visto-pela-otica-das-mulheres

Espetáculo teatral apresenta período da Ditadura Militar visto pela ótica das Mulheres

Evento promovido pela Prefeitura do Recife integra a 8ª Jornada de Direitos Humanos. Peça será encenada nesta quinta-feira (02), às 19h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina

Uma peça teatral vai retratar histórias de mulheres que lutaram, foram perseguidas, torturadas e mortas no período da ditadura militar no Brasil. O espetáculo intitulado “Retratos de Chumbo, as rosas que enfrentam os canhões”, será encenado no Teatro Barreto Júnior, no Pina, nesta quinta-feira (2), às 19h,  e propõe à plateia a chance de refletir sobre a experiência de um país sob o regime ditatorial e a importância da defesa da democracia. A apresentação é fechada apenas para convidados.

De acordo com o gerente de Articulação em Direitos Humanos, Memória e Verdade do Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife, Marcelo Santa Cruz, o espetáculo – fruto de uma articulação e que consta na programação da 8ª Jornada de Direitos Humanos no Recife –  visa promover a consciência cidadã e o compromisso da população a respeito da efetivação dos direitos humanos. As ações da jornada seguem até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

O texto  é baseado em pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram os anos da Ditadura Militar no Brasil e narra o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época. O espetáculo promete emocionar e resgatar o lado dos “Anos de Chumbo” da nossa história. 

Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar é o foco central da peça, assinada por Oséas Borba Neto.  “Retratos de Chumbo”  mostra o período da Ditadura Militar pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas. A peça faz uma homenagem à Dona Elzita Santa Cruz, mãe do desaparecido político Fernando Santa Cruz.

SERVIÇO

Espetáculo “Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões”

Quando: 02 de dezembro de 2021

Hora: 19h

Local: Teatro Barreto Junior. Rua Jeremias Bastos s/n, Pina. Apresentação fechada apenas para convidados.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …