tse-determina-novas-eleicoes-para-prefeitura-de-pesqueiros-(pe)

TSE determina novas eleições para prefeitura de Pesqueiros (PE)

Os ministros do TSE – o Tribunal Superior Eleitoral – determinaram nessa segunda-feira (1º) a convocação de novas eleições para prefeito e vice-prefeito do município de Pesqueira, em Pernambuco, cidade com 67 mil habitantes no Agreste de Pernambuco.

Por maioria de votos, o Tribunal confirmou o indeferimento do registro e a inelegibilidade de Marcos Luidson de Araújo, conhecido como cacique Marquinhos Xukuru, do partido Republicanos. O líder indigenista foi o candidato mais votado para prefeito nas Eleições Municipais de 2020, com 51% dos votos válidos.

Entretanto, ele não pôde assumir o cargo por ter sido condenado pela judiciário federal, em 2015, por incêndio a residência particular.

O cargo de prefeito de Pesqueiras é ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso, também dos Republicanos.

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Sérgio Banhos, que confirmou que o crime de incêndio é um delito contra o patrimônio, a vida e a integridade física de outras pessoas. Por isso, está enquadrado na Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990).

Sérgio Banhos também lembrou que a pena final do cacique foi fixada em quatro anos de reclusão em regime aberto, mas a punição foi extinta por indulto concedido em 2016. Assim, o relator do TSE entendeu que essa é a data em que começa a contar a inelegibilidade de oito anos, que se encerra em julho de 2024.

Nas redes sociais, Marquinhos Xukuru escreveu após o resultado da sentença que seguirá com o “projeto de construção de uma vida digna para todas e todos”.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Após um longo período sem qualquer menção ao ex-presidente Jair Bolsonaro, os políticos evangélicos Clarissa …