Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias receberam em seus vencimentos, nesta sexta-feira (29), o valor correspondente ao piso salarial da categoria, com efeitos retroativos ao mês de maio de 2022. Para viabilizar o reajuste salarial, o prefeito Sivaldo Albino assinou, na tarde de ontem (28), em seu Gabinete, a Lei Municipal nº 4.950/2022, que foi publicada em edição extraordinário do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco.
O piso salarial dos ACS’S e ACE’s que era de R$ de 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais); passa a ser de R$ 2.424,00 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais). “Toda a minha vida defendi os interesses dos servidores públicos, e não seria diferente agora, ao chegar ao cargo de prefeito. Somos parceiros nessa busca pelos diretos. Tem sido assim na Educação, na Saúde, e com todos os servidores da Prefeitura, fazendo os reajustes possíveis e concedendo os direitos garantidos em lei”, afirmou o prefeito Sivaldo Albino.
A solenidade de assinatura da Lei nº 4.950/2022 contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Johny Albino; da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; do secretário-executivo de Saúde, Paulo Mendonça; e da diretora de Atenção à Saúde, Jéssica Borgers. Também acompanharam o momento demais representantes do Poder Legislativo, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (Amacs) e Coordenação de Território dos Agentes Comunitários de Saúde (Cordacs).
A secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, destacou ainda a valorização da categoria profissional que vem sendo promovida pela gestão atual. “Compreendemos que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são fundamentais, e estão presentes todos os dias na vida das pessoas, contribuindo para a construção de uma saúde pública de qualidade. Esse reconhecimento fica evidente com ações de valorização como esta, promovida pelo prefeito Sivaldo Albino”, completa a gestora.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Ailton Vieira (PMG)