Inaugurada na última segunda-feira (25), a nova sede da Central do Cadastro Único (CadÚnico) do Recife, localizada na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, segue com grande movimentação nesta quinta-feira (28). Segundo a Prefeitura do Recife, o local conta com distribuição de 600 fichas diárias e funcionará também neste sábado, das 7h às 16h.
Seu Sebastião Pereira da Silva, de 59 anos, que está desempregado, teve a casa onde mora sozinho, no Poço da Panela, atingida pelas fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife entre os meses de maio e junho. “Eu perdi as portas, cama, mesa, roupa. Entrou um metro de água dentro de casa”, contou.
Ele foi em busca do Auxílio Municipal Emergencial de R$ 2.500, disponibilizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Recife à população que foi atingida pelos temporais. No entanto, ainda não conseguiu receber o benefício.
“O dinheiro já está na conta mas deu problema no celular, que o meu foi roubado. Eu comprei outro mas está dando problema porque tem dois números cadastrados”, disse. Ele contou que também já tentou solucionar o problema junto à instituição bancária.
Sem o valor do benefício, ele ainda não conseguiu fazer os reparos necessários na casa, nem comprar móveis e utensílios domésticos. “[O dinheiro] Está fazendo falta, eu estou dormindo sem porta, sem cama”, frisou.
A dona de casa Marcia Maria Nunes, de 49 anos, foi à Central do CadÚnico para se inscrever no auxílio federal. “Eu vim fazer o cadastro no Auxílio Brasil, moro só no Alto do Pascoal. [O benefício] vai ser importante porque eu preciso, principalmente para a minha alimentação. Está muito difícil, vivo com a ajuda da minha mãe”, disse.
Veja também
Vírus coronavírusBrasil registra 978 casos de varíola dos macacos
Fiocruz destaca queda da SRAG no Sul, Sudeste e Centro-Oeste