A partir do próximo sábado (30), o Terminal Integrado Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, terá mais três linhas operando em integração temporal.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, as linhas são 1918 – TI Igarassu (Circular), 1963 – TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico) e 1903 – Araçoiaba/TI Igarassu.
Até então, apenas a linha interterminal 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima já estava incluída no sistema. A previsão do consórcio é que, até o fim do mês de agosto, todas as oito linhas do terminal estejam no sistema de integração que permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até duas horas por sentido da viagem – ida ou volta. Também é possível alternar entre os modais ônibus e metrô.
Usuários devem ficar atentos porque a integração temporal funciona apenas com o uso do cartão VEM, uma vez que o embarque é feito pela porta da frente do ônibus pela validação na catraca. assagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal.
Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. Basta procurar a equipe de distribuição apresentando um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão e, no mesmo momento, pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.
O sistema de integração temporal está implantado em 20 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima.
O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
Desconto indevido
Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2 horas, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 81 3125.7858.
Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.
Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (81 9.9488.3999), exclusivo para reclamações.
Veja também
Rio de Janeiro Arábia Morre motorista de carro que explodiu enquanto era abastecido em posto no Rio
Príncipe herdeiro saudita revela planos da megalópole futurista NEOM