Leia também
• Recife proíbe homenagens a violadores dos Direitos Humanos em monumentos e locais públicos
• PF prende homem que transportava cocaína dentro da calça e de mala no Aeroporto do Recife
• Livro sobre relação de Pierre Bourdieu com sociólogos brasileiros é lançado no Recife, nesta quinta
Fé e emoção marcaram a celebração dos 29 anos do Movimento Pró-Criança, entidade sem fins lucrativos vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife. Marcando a data, comemorada nesta quarta-feira (27), o arcebispo Dom Fernando Saburido celebrou, nesta manhã, Missa de Ação de Graças na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Igreja dos Salesianos, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana.
Atuando majoritariamente em prol de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social, a ONG apoiou, ao longo desses quase 30 anos, aproximadamente 50 mil pessoas. Somente em 2021, foram mais de 4 mil pessoas beneficiadas pelas ações sociais, que incluem, por exemplo, aulas de informática, robótica, artes visuais, instrumentos de cordas, judô e canto coral. Também foram distribuídas quase seis mil cestas básicas e mil kits de higiene e limpeza, entre outras ações.
Diretor-presidente e co-fundador da instituição, Paulo Barbosa, que esteve à frente do Movimento Pró-Criança pelos últimos dois anos, foi reconduzido para mais um biênio de gestão. “É importante a gente resgatar o que foi feito durante esses 29 anos. Por exemplo, no último ano, nós atendemos mais de 4 mil beneficiados nas áreas onde a gente atua, que é a parte de artes, com o coral, e também outras atividades, como nós temos o programa Mãos de Mães, que ajudam as mães dos beneficiários do Movimento Pró-Criança, e, também, uma parte muito importante hoje que é a parte da qualificação profissional”, destacou.
Diretor-presidente e co-fundador do Movimento Pró-Criança, Paulo Barbosa. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido reforçou a importância do trabalho social desempenhado pela ONG. “É um movimento vinculado à arquidiocese, com uma história muito bonita de comprometimento social voltada especialmente para as crianças em situação de rua, em situação de vulnerabilidade, e que de fato tem comprovado o quanto tem feito bem para toda a sociedade, da Região Metropolitana sobretudo, mas também vai além disso”, comentou.
As ações do Pró-Criança são promovidas nas suas três unidades, localizadas no bairro dos Coelhos e no Bairro do Recife, ambas na capital do Estado, e no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
A pequena Micaelle Júlia, de 9 anos, é uma das crianças atendidas pela instituição. Ela, que mora em uma das áreas mais vulneráveis dos Coelhos, chegou à ONG no ano passado. “Eu gosto do Pró-Criança, ele faz bem. Eu faço artes e também pintura”, contou.
Durante a celebração pelos 29 anos de fundação do Movimento Pró-Criança, houve a apresentação do coral da entidade. Clara dos Santos, de 12 anos, ressaltou a importância do projeto social no seu dia a dia. “Para mim o Pró-Criança significa muito, porque sempre quando eu era muito pequenininha eu sonhava em ser cantora. E aí com seis anos foi a idade que eu pude entrar no coral e foi muito importante para mim porque eu aprendi técnica vocal, aprendi a ler partitura, fiz amigos novos”, lembrou.
Veja também
Rio de Janeiro Arábia Morre motorista de carro que explodiu enquanto era abastecido em posto no Rio
Príncipe herdeiro saudita revela planos da megalópole futurista NEOM