Com o objetivo de ampliar a vacinação conta a Covid-19 entre o público infantil, a Prefeitura do Recife abriu, nesta sexta-feira (22), um centro de vacinação no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade, voltado para a imunização de crianças de 4 a 11 anos.
O serviço vai funcionar de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento. O espaço se soma ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital, que atende o público no mesmo horário, por demanda espontânea.
A vacina que está sendo utilizada nas crianças de 4 anos é a CoronaVac/Butantan, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde (MS). A pasta estima, com base dos dados do IBGE, que a capital pernambucana possui 21.660 crianças nessa faixa etária.
O esquema vacinal para o público será feito em duas doses, com intervalo de 28 dias. Não há restrição de vacinação para crianças imunossuprimidas.
Vacinação no Parque Dona Lindu. Foto: Divulgação/Sesau
A Secretaria de Saúde do Recife lembra que a imunização também ocorre em outras 27 salas de vacina, instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (confira lista aqui), que funcionam por agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
No ato do cadastro no Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome do responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.
Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência. No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público.
No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada e um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.
Veja também
documento Pandemia Nova carteira de identidade começa a ser emitida na próxima semana
Pernambuco registra mais 1.743 casos e cinco óbitos por Covid-19
Fonte: Folha PE