Uma vistoria realizada por equipes da Neoenergia Pernambuco flagrou, nesta segunda-feira (18), um furto de energia elétrica, no bairro da Imbirbeira, zona sul do Recife. O Motel Império, localizado na rua Jean Emile Favre, possuía um desvio subterrâneo, ligando a rede de distribuição de energia elétrica direto para o estabelecimento. O volume de energia recuperada na ação foi de 27.000 kWh (quilowatts por hora), equivalente ao consumo de cerca de 200 residências por um mês.
De acordo com a Neoenergia, toda a energia não medida e consumida pelo cliente será cobrada por meio de processo administrativo. A fraude foi retirada do motel, a energia voltou a ser medida de forma regular e o cliente foi regularizado.
A existência da fraude foi identificada por meio de cruzamento de dados da energia injetada e o consumo dos clientes da região. Após a comprovação, uma equipe foi enviada à região e encontrou o furto.
“Este tipo de prática ilegal deve ser combatida, não apenas por ser furto de energia, mas também por caracterizar concorrência desleal, o que leva a uma vantagem indevida frente a outros estabelecimentos”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal. A prática, além de acarretar prejuízos à população, representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Neoenergia, sem necessidade de identificação.
Veja também
Ciência climaStranger things: novo estudo explica como ouvir sua música preferida mexe com o cérebro e a memória
Semana deve ser de chuva fraca a moderada em quase todo Pernambuco