Este sábado, 16 de julho, é dedicado à Nossa Senhora do Carmo. Para homenagear a padroeira do Recife, missas serão realizadas, pela primeira vez de hora em hora, a partir da 0h na Festa do Carmo. As celebrações serão na basílica e no claustro da igreja.
As missas na basílica serão à 0h e 1h e às 2h, 3h, 4h, 5h, 6h, 7h, 10h30, 12h, 13h e 14h. No claustro, as celebrações serão às 5h30, 6h30, 7h30, 8h30, 9h30, 11h30, 12h30 e 13h30.
O monsenhor Albérico Bezerra celebra a missa solene das 9h, na basílica. A santa missa campal será realizada às 15h com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que irá encerrar as festividades.
Ao término, começa a procissão com a imagem da Virgem do Carmo. O cortejo tem previsão de saída para 16h30, da Igreja Santa Teresa de Jesus da Venerável Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da Basílica do Carmo do Recife.
O roteiro seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, Praça da República, rua do Sol e avenidas Guararapes e Dantas Barreto.
Na programação cultural, se apresentam o Padre Damião Silva, às 18h, e Dudu do Acordeon, às 20h.
A festa deste ano tem como tema “Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida” e faz alusão direta ao Congresso Eucarístico Nacional, evento que será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro. O lema será “Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus” (cf. At 1, 14).
Na sexta-feira (15), data que antecede a solenidade da Flor do Carmelo, serão celebradas missas, de hora em hora, simultaneamente, a partir das 7h, e a celebração das Vésperas, às 18h30, com a presidência do bispo da Diocese de Caruaru, dom José Ruy Gonçalves Lopes.
A celebração Vésperas Solene é uma das cinco orações oficiais da Igreja Católica, com liturgia semelhante à da missa, incluindo a recitação dos Salmos e a proclamação do Evangelho. Esse rito antecede a solenidade da Mãe de Jesus sob o título do Carmo.
Sábado (16) – Solene Dia de Nossa Senhora do Carmo
9h – Missa Solene
Presidente: mons. Pe. José Albérico Bezerra de Almeida – secretário geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional e vigário paroquial da Paróquia de N. Sra. de Fátima de Boa Viagem
15h – Missa Solene Campal
Presidente: dom Antônio Fernando Saburido, OSB – arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife
Após a missa campal – tradicional procissão com a Venerável Imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina.
Veja também
América do Norte EUAMéxico prende narcotraficante histórico procurado pelos EUA
Ivana Trump morreu de ferimentos acidentais
Você precisa fazer login para comentar.