mps-reforcam-posicionamento-a-favor-do-estatuto-em-defesa-das-vitimas

MPs reforçam posicionamento a favor do Estatuto em Defesa das Vítimas

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 16

12/07/2022 – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) debateu a atuação do Ministério Público brasileiro pelo Estatuto em Defesa das Vítimas, em Vitória, no Espírito Santo, durante a II reunião ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH). O encontro foi realizado paralelamente à reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG).   

O Projeto de Lei nº 3.890/20 criou o Estatuto em Defesa das Vítimas, que trará uma nova forma de atuação do Ministério Público. Ele conta ainda com a assinatura do termo de adesão ao Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, pela presidente do CNPG, Norma Cavalcanti.   

A assinatura marca o compromisso dos procuradores-gerais do Brasil em observar os termos da Resolução CNMP nº 243/2021, que dispõe sobre a Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas. Assim, há um posicionamento a favor de promover a ampla comunicação do tema entre os membros e servidores, incentivando a participação nas capacitações do CNMP que tratam do tema; promover a cultura de medidas que evitem a revitimização; bem como disponibilizar projetos de melhores práticas e priorizar a implantação de núcleos ou centros de atendimento às vítimas, em conformidade com a disponibilidade de recursos de cada Ministério Público.   

O CNPG e o GNDH externaram o apoio ao movimento do Ministério Público a favor das vítimas, bem como se propuseram a elaborar notas técnicas favoráveis à aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. 

Movimento Nacional – O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).    

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional. 

Conheça o Portal do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas clicando aqui.

 *Com informações da Secretaria de Comunicação Social do CNMP

Imagem acessível: fundo roxo tem ilustração de mulher estendendo o braço para frente e mostrando a palma da mão aberta em sinal de Pare

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Microcamp é o grande campeão da Copa Enoque Ferreira aconteceu neste domingo em Moreno

O time Microcamp foi o grande campeão da segunda edição da Copa Enoque Ferreira na …