A formação do Conselho possibilita a maior participação da sociedade no combate à insegurança alimentar
Publicado por: marilia, em: 12/07/22 às 12:39
* Por Pattrícia Viviane
Buscando dar continuidade ao diálogo transparente entre a sociedade civil junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, será realizada, nesta quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal de Olinda, localizada na Av. Liberdade, 100, Carmo, às 14h, a reunião para a formação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Olinda (Conseano).
A realização do encontro será organizada pela Secretaria Executiva de Assistência Social, tendo como pauta o resgate do Conselho Municipal e a Participação da Sociedade Civil. De acordo com a Secretaria Executiva de Assistência Social, a formação do Conselho possibilita a maior participação da sociedade além de provocar ideias e atitudes de combate à fome e à insegurança alimentar, no sentido de fortalecer as políticas públicas municipais de segurança alimentar.
Ainda possui, no âmbito da segurança alimentar, o benefício eventual como as cestas básicas e o programa Leite para Todos, sendo esse um programa em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Cidadania, atendendo famílias da RPA de Peixinhos e de Bairro Novo.
Contando também com a implementação da cozinha comunitária, em parceria com o governo do estado, que vai atender essa população, além de uma horta comunitária no centro de convivência, e em outros outros serviços socioassistenciais, para além da distribuição de marmitas para população de rua, da qual mapeada.
Vale reforçar que a segurança alimentar não diz respeito apenas à fome, mas com a questão da alimentação adequada, possuindo interfaces com a saúde, por exemplo.