orquestra-sinfonica-do-recife-apresenta-dois-concertos-gratuitos-na-proxima-semana

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta dois concertos gratuitos na próxima semana

Com regência do maestro José Renato Accioly e participação especial do solista Luís Felipe Oliveira, ao piano, apresentações gratuitas e abertas ao público serão nos próximos dias 14 e 15, no Teatro de Santa Isabel (Foto: Brenda Alcântara/Arquivo PCR)

Na próxima semana, sanfonas e triângulos se encontram com oboés, violinos, trompas e fagotes na programação cultural da capital pernambucana. Enquanto o São João preparado pela Prefeitura do Recife segue semeando forró, alegria e tradição pela cidade, até o próximo dia 15, a Orquestra Sinfônica do Recife oferece dois concertos gratuitos e abertos ao público, nas próximas quinta e sexta-feira (14 e 15), às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

As apresentações terão regência do maestro José Renato Accioly, que preparou um repertório especial para a ocasião, com peças de Antonín Dvorák, Frédéric Chopin e Clóvis Pereira e participação especial do solista Luís Felipe Oliveira, ao piano. 

O programa já abre ensolarado, celebrando os 90 anos do compositor, pianista, arranjador e regente pernambucano Clóvis Pereira, com a execução da obra “Prinspo Alumiono”, que confirma o compromisso da nova direção da Orquestra Sinfônica, considerada a mais antiga em atividade ininterrupta do país, com as tantas riquezas e belezas musicais que o Recife sempre produziu e segue produzindo, do erudito ao popular. 

Em seguida, será executada a Sinfonia Nº 8 em Sol Maior, Op. 88, em todos os seus quatro movimentos: Allegro con brio, Adagio, Allegretto grazioso e Allegro ma non tropo. A peça foi escrita em de 1889, por Antonín Dvorák, compositor checo, da chamada Era Romântica.

Após um intervalo rápido, a apresentação encerrará com o Concerto para Piano e Orquestra Nº 1 – Opus 11, de 1830, um clássico de Frédéric Chopin, músico polonês, radicado na França, considerado um dos mais importantes compositores para piano  

do mundo. A peça será executada com a participação do pianista Luís Felipe Oliveira.

Natural de Gravatá, o músico é formado em Bacharelado em Piano, pela Universidade Federal de Pernambuco, e estuda na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra, Portugal. Com somente 25 anos de idade, já se apresentou em diversas salas de concerto do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e fora daqui, em países como Portugal e México.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, uma hora antes de cada apresentação, a partir das 19h.

Sobre a Orquestra Sinfônica – Fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica do Recife é mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Seu surgimento se dá em meio às transformações ocorridas no Brasil na década de 30 do século passado, que desencadeou o processo de modernização do País. Foi no dia 30 de julho daquele ano que aconteceu, no Teatro de Santa Isabel, a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife – à época denominada Orquestra Sinfônica de Concertos Populares, sob a regência do seu fundador.

Serviço

Temporada 2022 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 14 e 15 de julho

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …