O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, leu nesta quarta-feira os requerimentos de abertura de quatro comissões parlamentares de inquérito. O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.
A primeira comissão autorizada por Rodrigo Pacheco vai investigar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na região da Amazônia.
Outra CPI aprovada vai apurar a relação entre o homicídio de jovens e adolescentes no território nacional com a atividade do narcotráfico nos últimos anos.
A terceira comissão parlamentar de inquérito a ser instalada no Senado vai investigar obras realizadas com dinheiro público em todo o país, e que foram abandonadas antes da conclusão. Por fim, a quarta CPI vai investigar as denúncias de propina e corrupção para que os municípios pudessem receber verbas do MEC, o Ministério da Educação.
Os trabalhos das quatro comissões só devem começar depois do período eleitoral. Essa decisão foi tomada pelo presidente do Senado após uma reunião com líderes partidários, realizada na última terça-feira. O acordo entre as lideranças tem por objetivo evitar que as CPIs sejam contaminadas pela disputa eleitoral.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.