A medida é válida para quatro centros de testagem da capital instalados no Bongi, em Boa Viagem, Casa Amarela e Cordeiro. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
A partir desta quarta-feira (6), toda população da capital pernambucana estará dispensada do agendamento eletrônico para realização dos testes de covid-19 em quatro centros de testagem. Nos demais pontos, a marcação segue sendo obrigatória. A decisão da Prefeitura do Recife visa trazer agilidade ao diagnóstico das pessoas que buscam os exames. Na última segunda-feira (4), a Secretaria de Saúde municipal ampliou a sua capacidade de testagem em 525%, chegando a 5.500 vagas diárias para realização desses exames nos nove pontos espalhados pela cidade.
Como forma de ampliar o acesso da população à testagem, a gestão municipal aumentou gradualmente a oferta de testes na cidade desde o começo de junho, quando houve uma alta procura pelos exames. Além disso, abriu dois novos centros de testagem: um no antigo Sesi da Mustardinha, no Bongi, e outro no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Com a nova medida da Prefeitura do Recife, para ter acesso aos exames, basta que os munícipes compareçam a um dos quatro centros de testagem da cidade munidos de comprovante de residência e documento com foto. Aqueles que preferirem, podem agendar o horário do teste via Conecta Recife. Esses locais funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h: Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; antigo Sesi da Mustardinha, no Bongi; Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; e Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela.
Já nos pontos instalados nas Upinhas Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; e Vila Arraes, na Várzea, e nas Policlínicas Arnaldo Marques, no Ibura; e Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, a testagem segue sendo feita exclusivamente por agendamento através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/).