Agora, 23 novas unidades somam-se ao total já entregue. Prefeito João Campos esteve no Geraldão, na manhã deste sábado (2), para conferir os equipamentos e também para acompanhar uma partida de goalball dos Jogos Paraolímpicos de Recife 2022. (Foto: Edson Holanda/PCR)
Neste mês de julho, mais 23 equipamentos da Estação Boa Forma serão instalados pela Prefeitura do Recife. O quantitativo – que passou de 44 para 95 em apenas um ano e seis meses – agora, irá para 118. A distribuição dos equipamentos, que permitem a realização de diversos tipos de exercícios, contemplam mais de 20 bairros da capital. O prefeito do Recife João Campos esteve no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, neste sábado (2), para conferir de perto os módulos, além de assistir a uma partida de goalball realizada pelos Jogos Paraolímpicos de Recife 2022, competição realizada pela PCR que teve início na sexta-feira (1º) e segue até este domingo (3).
“Estamos aqui no Geraldão conferindo as novas unidades da Estação Boa Forma. Lembrando que tem 95 já instaladas e agora são mais 23. Promover saúde, de forma preventiva, bem-estar e também lazer aos recifenses são alguns dos grandes compromissos da nossa gestão. E vai vir uma novidade, um novo tipo de mobiliário para a galera do skate, já já a gente anuncia”, adiantou João Campos.
O maquinário permite a realização de 20 tipos de exercícios físicos, podendo ser utilizado em qualquer dia ou hora da semana. Cada estação pesa 400kg de aço 100% inoxidável, própria para uso ao ar livre, suportando as ações do tempo: chuva, maresia e calor. O material dos equipamentos tem o acabamento polido, fazendo com que não absorva calor, possibilitando o uso em qualquer horário, inclusive nos dias mais quentes.
Para o secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, a proposta é democratizar o acesso a um mobiliário urbano para a prática de exercícios físicos. “A Estação Boa Forma é muito importante, tem democratizado a prática de exercício físico também nas periferias da cidade. Temos atendido todas as Regiões Político Administrativas e trata-se de uma entrega extremamente positiva porque a gente consegue levar às pessoas a condição de poder praticar exercício físico num mobiliário urbano de alta qualidade”, declarou ele.
As unidades serão distribuídas em todas as regiões político-administrativas (RPAs), beneficiando pontos descentralizadas da cidade e ofertando a mesma estrutura existente em toda orla aos mais diversos bairros. Os módulos têm design que integra diversas opções de atividades e alongamentos para os diferentes grupos musculares. O espaço também possui um painel informativo com dicas de como realizar todos os movimentos corretamente.
JOGOS PARAOLÍMPICOS DE RECIFE 2022 – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, está realizando os Jogos Paraolímpicos de Recife 2022, que tiveram início na sexta-feira (1º) e terminaram no domingo (3). Neste final de semana, além do goalball, no Geraldão, tem também atletismo e natação, no Santos Dumont.
Ao lado do secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho, o prefeito do Recife, João Campos, assistiu a uma partida de goalball no Ginásio, na manhã deste sábado, e conversou com treinadores, atletas e torcida. A modalidade é um jogo coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. “É papel do poder público garantir inclusão social e promover a prática esportiva. É muito bom presenciar a empolgação dos participantes da competição”, comentou João Campos.
O atleta de goalball Matheus Lima, 22 anos, é de Brejo da Madre de Deus e estava no Geraldão neste sábado para competir pelos Jogos. “Eu pratico há quatro anos e a expectativa é sempre grande para a Paraolimpíada do Recife, estou ansioso, espero conseguir medalha para fazer valer o tempo de treino e dedicação. Normalmente eu treino como pivô. Eu vou participar pela Associação Beneficente de Cegos do Recife (ASSOBECER), como o grupo é grande, vai ser dividido em três equipes, e assim todo mundo vai jogar”, contou ele. “Essa iniciativa é muito boa, divulga o goalball e mostra que a Prefeitura se preocupa com a inclusão no esporte, isso é bom para quem pratica e para toda a sociedade”, acrescentou ele.
Cleiton da Silva, 36 anos, mora em Recife, e é atleta de goalball há três anos. “Eu jogo na ala direita ou esquerda, representando a ASSOBECER. A minha expectativa é conquistar medalhas e mostrar que nós, pessoas com deficiência, também praticamos o esporte. Essa iniciativa é excelente para que todo mundo conheça o goalball”, afirmou ele.
Você precisa fazer login para comentar.