Após o Governo de Pernambuco liberar os municipios para ampliar a vacinação contra gripe, o Recife passará a imunizar contra a influenza todos os moradores a partir dos seis meses de idade. A imunização começará na próxima segunda-feira (4) e será realizada nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife [confira a relação mais abaixo], que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h –
A nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B.
Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.
Covid
Para quem recebeu a vacina contra a Covid, de acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde de setembro de 2021, não há problema em ser vacinado contra a gripe, até mesmo no mesmo dia – no começo da pandemia, a pasta indicava intervalo de 14 dias entres os dois imunizantes.
Também, de acordo com a Sesau, não há contraindicação em caso de pessoa que tenha tido Covid-19; o único senão é se estiver com febre no momento da imunização, por questão de não se saber se será uma reação à vacina ou não.
Lista Gripe by Folha de Pernambuco on Scribd
Campanha
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a cidade tem hoje quase de 260 mil doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, iniciada em abril. A campanha era dirigida a grupos prioritários, a exmplo de idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade; população privada de liberdade.
Nessa campanha, foram aplicadas 207.033 doses da vacina – 42,8% da meta de 90% de cobertura vacinal. Em Pernambuco, essa campanha nacional vai até este domingo (3) e, durante este fim de semana, a vacinação coorrer apenas para os grupos prioritários.
Para a vacinação este fim de semana, parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização – profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
Veja também
Internacional RecifeQuase 30 desaparecidos em naufrágio no Mar da China Meridional
Loja na Tamarineira tem mutirão de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana
Você precisa fazer login para comentar.