domingo-de-cortejo-junino-na-zona-norte-da-cidade

Domingo de cortejo junino na zona norte da cidade

A Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras irão se encontrar pelas ruas do São João recifense. Concentração será às 17h, na Praça Vila Maria. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ Arquivo PCR)

Neste domingo (3), antes de o balancê tomar conta do Sítio Trindade, a Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras irão se encontrar pelas ruas do São João recifense. A partir das 17h, tocadores e brincantes do ciclo irão se concentrar, na Praça Vila Maria, em Casa Amarela, para percorrer as ruas da Zona Norte da cidade, em homenagem aos santos e tradições culturais populares. O destino final será o Sítio da Trindade, onde a festa vai continuar noite adentro.

À frente do cortejo, desfilarão as sanfonas da tradicional Caminhada do Forró, convidando ao arrasta-pé pelas ruas Arnoldo Magalhães e Estrada do Arraial, em direção ao Sítio. Atrás dos sanfoneiros, irão as 12 bandeiras de agremiações e grupos culturais do Recife e de toda a Região Metropolitana do Recife, abrindo alas para as alegrias e tradições do ciclo.

O Desfile das Bandeiras Juninas foi criado em 1993, para manter vivas as manifestações populares típicas do São João. A inspiração vem principalmente do Acorda Povo, cortejo tradicional em alguns bairros do Grande Recife e adjacências, que acontece na madrugada do dia 23 para o dia 24 de junho, com o intuito de acordar a população para brincar a festa.

Durante o percurso, o sanfoneiro Damião Mota será responsável por puxar o trio, acompanhado por dezenas de sanfoneiros, zabumbeiros, tocadores de triângulo, forrozeiros e matutos de todos os cantos do estado, ao som do legítimo forró nordestino.

Realizada pela Acontecer Projetos Culturais, a Caminhada chega à sua 17ª edição este ano, rendendo homenagem ao compositor Bráulio de Castro e reunindo artistas como Josildo Sá, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Terezinha do Acordeon, Pecinho Amorim, André Macambira, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Derico Alves, Luizinho de Serra, Damião Mota, Benil Ramos e Dudu do Acordeon, além de Silvério Pessoa, que fará sua primeira participação no evento. Esses artistas embalarão a programação da terceira noite de festa, no palco principal do Sítio Trindade.

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …