Uma mulher proferiu injuria racial a um servidor público que aplicava vacina no Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O caso aconteceu depois que o servidor se negou a vacinar, com a 4ª dose do imunizante contra Covid-19, a filha da mulher, que é adolescente. Atualmente, a quarta dose da vacinação contra a Covid-19, é permitida para quem tem 40 anos ou mais.
A mulher foi presa por desacato e injúria racial, mas segundo a Polícia Civil informou, pagou fiança e foi liberada. Ao contrário do crime de racismo, a injúria racial é afiançável, segundo explicou a PCPE. Segundo o Shopping Recife, ao tomar ciência da situação registrada no Posto de Vacinação da Prefeitura do Recife, agiu de imediato acionando os órgãos competentes.
Nos vídeos divulgados nas redes sociais é possível ouvir quando a mulher chama o servidor de “negro safado”.
Pra quem tava pedindo vídeo pic.twitter.com/3BcbQbmA3f
— xavier (@TihXavier) June 28, 2022
“A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclarece que repudia todo e qualquer ato de discriminação e que prestou toda assistência ao enfermeiro agredido verbalmente por uma usuária no último domingo (26) durante a vacinação no Shopping Recife, em Boa Viagem”, informou a Secretaria.
Sobre a idade para vacinação, a Secretaria ainda esclareceu que a quarta dose ainda não é permitida para adolescentes. “A Sesau reforça, ainda, que a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra Covid-19 foi negada para uma adolescente – que estava acompanhada de sua responsável legal, pessoa que seria a autora da agressão – porque, como já foi amplamente divulgado, essa dose adicional só está liberada para as pessoas a partir de 40 anos, imunossuprimidas, trabalhadores da saúde e aquelas com IMC menor ou igual a 40”.
Veja também
Brasil e Bolívia coronavírusBolívia critica Bolsonaro por oferecer asilo a ex-presidente Áñez no Brasil
Fiocruz detecta transmissão local da cepa XQ, que mistura duas subvariantes da Ômicron
Fonte: Folha PE