Pernambuco recebeu, na noite desta segunda-feira (27), uma nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao público infantil. Cerca de 50 mil doses de imunizantes da Pfizer foram entregues na sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) e seguirão para os municípios pernambucanos. As vacinas deverão ser utilizadas para atualização dos esquemas vacinais, com aplicação de primeira e segunda dose, em crianças dos 5 aos 11 anos.
“É importante reforçar que a vacina é segura, eficaz e que a proteção só está garantida com a aplicação das duas doses. Não podemos esquecer que com a chegada da variante ômicron e subvariante BA.5, em território pernambucano, a necessidade de buscar proteção aumentou, ainda mais entre todos os públicos. Sabemos que a maior contribuição da imunização é evitar os casos graves da doença e complicações, e não devemos dar brecha para criação de bolsões de crianças desprotegidas”, alerta a superintendente de Imunizações, Ana Catarina de Melo.
O esquema vacinal em crianças deve ser feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. No Brasil, podem receber a vacina Coronavac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, que devem receber exclusivamente a vacina Pfizer. As crianças de 5 anos, também só podem receber o imunizante da Pfizer.
Desde o início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 23.606.633 doses de vacinas contra a Covid-19. O detalhamento completo por fabricante pode ser acessado neste link.
Veja também
Justiça NaturezaHomem de 101 anos condenado a cinco anos de prisão por crimes nazistas
Após 21 anos, nasce um filhote de rinoceronte branco em zoológico de Cuba