em-pernambuco,-campanhas-de-vacinacao-contra-gripe-e-sarampo-seguem-ate-domingo-(3)

Em Pernambuco, campanhas de vacinação contra gripe e sarampo seguem até domingo (3)

As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo seguem até o próximo domingo (3) em Pernambuco. Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde ampliou, no último sábado (25), a campanha contra a gripe para além dos grupos prioritários e agora inclui toda a população a partir dos 6 meses de vida – a vacina de sarampo está disponível durante todo o ano.

No final de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou a prorrogação da campanha até o domingo, encerrada para os prioritários no restante do País na última sexta-feira (24).

A SES-PE irá se reunir com os gestores de municípios pernambucanos para pactuar a sequência da campanha de imunização contra a gripe. Caso siga a recomendação do ministério, o Estado deverá abrir a vacinação para grupos considerados não prioritários. [veja a lista dos grupos no final do texto]

As metas da campanha são de 90% da população-alvo vacinada para influenza e 95% para sarampo. Atualização feita no fim de maio pela SES-PE indicava cobertura de 47,35% para gripe e 31,59% nas crianças e 61,02% nos trabalhadores de saúde para sarampo.

Epidemia

Pernambuco vivenciou, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, uma epidemia de influenza, o que reforça ainda mais a importância da vacinação.

“O impacto da influenza A H3N2, provocada pela variante Darwin, foi, inclusive, pior que a variante ômicron da Covid-19 em nosso Estado. Precisamos avançar na vacinação dos grupos prioritários, pois só assim conseguiremos mitigar a transmissibilidade e diminuir o número de óbitos pela influenza na população mais vulnerável”, pontua a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo.

Grupos prioritários para campanha da gripe

Idosos acima de 60 anos;

Trabalhadores da saúde;

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

About Redação

Veja também

Paulo Farias é Cotado para a Presidência da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Paulo Farias, recém-eleito vereador do Cabo de Santo …