Com o objetivo de ampliar o acesso da população recifense aos imunizantes contra a Covid-19, a vacinação em Unidades de Saúde da Família (USF) da capial pernambucana ocorre, a partir desta terça-feira (21), sem a necessidade de agendamento exclusivamente para o público acima dos 12 anos.
Segundo a gestão da cidade, o agendamento segue obrigatório para aqueles que desejam ser imunizados em Policlínicas e Unidades Básicas Tradicionais do Recife e para a vacinação de crianças com idades entre 5 e 11 anos, independente do local.
Nos postos de vacinação, a população poderá receber a primeira, segunda ou doses de reforço. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacinação, caso já tenha recebido alguma das doses.
A primeira dose de reforço está disponível para as pessoas a partir dos 12 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Já o segundo reforço está disponível para imunossuprimidos, pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior a 40, trabalhadores da saúde e população acima dos 40 anos que tomaram a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, até o final deste mês de junho, os os pontos de imunização contra a Covid serão ampliados, passando de 27 para 172 locais, um aumento de 537%. Para esta terça, está prevista a oferta da vacina em 71 novos postos.
As salas de vacina das USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a Secretaria de Saúde do Recife orienta que a população procure aquela mais próxima da sua residência.
Confira os locais de vacinação no Recife:
Veja também
Rede Social Agrotóxicos Meta corrigirá ferramenta discriminatória para anúncios de moradia nos EUA
Anvisa determina suspensão do agrotóxico carbendazim