Acompanhando decisões do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PE), a Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vai dar início, nesta terça-feira (21), à aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) nas pessoas a partir de 40 anos, que já receberam a primeira dose adicional (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.
Na capital pernambucana, 95.451 indivíduos entre 40 e 49 anos estão aptos a receber os imunizantes. Para receber a dose, a população pode agendar para um dos 31 pontos que seguem realizando agendamento via Conecta Recife ou se dirigir a algum dos 71 locais que aplicam as vacinas por demanda espontânea. Confira a lista:
RECIFE – Locais de Vacinaca… by Folha de Pernambuco
No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal há, pelo menos, quatro meses, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.
A definição foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta segunda-feira (20).
Seguindo a recomendação técnica do Ministério da Saúde, a chamada quarta dose pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca ou Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.
Reforço da Janssen
Também a partir desta terça-feira (21), o Recife vai começar a aplicar a segunda e terceira doses de reforço naquelas pessoas que receberam a vacina da Janssen como primeira dose. Aqueles entre 18 anos a 39 anos, exceto gestantes e puérperas, que já receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses, vão poder tomar o segundo reforço.
Já as pessoas com 40 anos ou mais estarão liberadas para receber o segundo reforço e, quatro meses após este, devem tomar o terceiro reforço. As doses podem ser feitas com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca ou Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.
Veja também
Mundo EducaçãoMujica pede aos colombianos que colaborem com novo presidente Petro
Segunda edição de 2022 do Sisu oferecerá mais de 65,9 mil vagas
Fonte: Folha PE