O holandês Max Verstappen, da Red Bull, atual líder do Mundial de Fórmula 1, conquistou a pole position no Grande Prêmio do Canadá neste sábado (18), seguido pelos espanhóis Fernando Alonso (Alpine) e Carlos Sainz Jr. (Ferrari).
O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) abandonou a classificação quando bateu com seu carro durante a segunda parte da sessão, marcada pela chuva no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), terceiro colocado no campeonato, foi penalizado e vai largar na última posição do grid devido a uma troca de motor que excede o limite permitido.
Sem a ameaça de Leclerc em princípio, Verstappen terá primeiro que ficar de olho no bicampeão mundial Fernando Alonso, que aos 40 anos deu uma exibição de pilotagem na pista molhada de Montreal.
Alonso, campeão de Fórmula 1 em 2007 e 2008, adiantou que vai dificultar as coisas para o atual campeão. “Vou atacar Max desde a primeira curva”, avisou.
A chuva que caiu sobre este circuito, localizado em uma ilha do rio Saint-Laurent, neste sábado provocou vários incidentes no retorno da Fórmula 1 ao Canadá após dois anos de cancelamentos devido à pandemia de Covid-19.
O principal afetado foi ‘Checo’ Pérez, que bateu seu carro Red Bull contra uma mureta causando uma longa interrupção na segunda parte da classificação.
Pérez, segundo no mundial de pilotos depois do seu companheiro de equipe Verstappen, largará neste domingo do 13º lugar da grid, nesta que será a nona corrida de 22 do calendário.
Verstappen, que possui 21 pontos de vantagem sobre Pérez e 34 sobre Leclerc, tem uma oportunidade de ouro de se distanciar ainda mais se aproveitar a décima quinta pole position de sua carreira e a segunda nesta temporada.
O holandês luta para alcançar sua vigésima sexta vitória na Fórmula 1 com apenas 24 anos.
Grid de largada:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Fernando Alonso (ESP/Alpine-Renault)
2ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
3ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Mick Schumacher (ALE/Haas-Ferrari)
4ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
George Russell (GBR/Mercedes)
5ª fila:
Daniel Ricciardo (AUS/McLaren-Mercedes)
Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
6ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
7ª fila:
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
8ª fila:
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Red Bull)
Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin-Mercedes)
9ª fila:
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)
10ª fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Yuki Tsunoda (JPN/AlphaTauri-Red Bull)
Veja também
Clássico dos Clássicos VôleiSport homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips em uniforme utilizado no clássico contra o Náutico
Brasil sofre segunda derrota na Liga das Nações de vôlei
Fonte: Folha PE