A atividade faz parte da política de estratégia da Secretaria de Saúde de Olinda no enfrentamento à doença
Publicado por: Redação Secom, em: 16/06/22 às 10:21
Pedro Morais
Visando promover uma política de assistência preventiva às mulheres da Residência Terapêutica feminina de Olinda, em Bairro Novo, uma equipe da Secretaria de Saúde do município, por iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, promoveu nessa quarta-feira (15.6) uma ação de citologia do colo do útero nessa unidade especializada. Foi uma atividade preventiva com uma abordagem acolhedora, aberta e de aceitação, efetivando a equidade da saúde pública.
É necessário reforçar sobre a importância da realização do exame de citologia do colo do útero ou papanicolau, popularmente conhecido como “preventivo” às mulheres de 25 a 64 anos, que é ofertado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas.
A Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher de Olinda, informa sobre os cuidados que a mulher deve ter antes de realizar o exame: não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) nos dois dias anteriores ao exame e evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais.
A Coordenação da Saúde da Mulher do município alerta ainda, que assim como o câncer de mama, a doença no colo do útero diagnosticada precocemente, com o tratamento reduz a mortalidade.