Pré-candidato à Presidência da República, Luciano Bivar estará em Curitiba, nesta terça-feira (14), ao lado do ex-ministro Sergio Moro, que, em coletiva, vai anunciar seus planos eleitorais junto com o União Brasil no Paraná. Desde que anunciou sua pré-candidatura ao Planalto, no último dia 31, Bivar cumpriu agendas em Minas Gerais e no Pará. Mas ainda não havia passado por Pernambuco, onde fará sua primeira visita, na condição de presidenciável, no próximo dia 21.
A referida agenda se dará em Petrolina e está sendo montada pelo grupo dos Coelho, que tem o ex-prefeito da cidade, Miguel Coelho, como pré-candidato a governador. É ao lado de Miguel, que encabeça seu palanque no Estado, que o presidente nacional do União Brasil estará no Sertão do São Francisco. O roteiro exato ainda não está fechado, mas uma visita ao Pátio de Eventos, onde se dá programação extensa do São João da cidade é dada como certa.
O ciclo junino em um dos polos festivos mais conhecidos do Estado vai de 17 a 26 de junho com atrações locais e nacionais. À coluna, Luciano Bivar observa:
“Petrolina, além de ser uma cidade representativa no Estado, foi muito bem administrada por Miguel Coelho. Me sinto muito feliz com o apoio de todo o Sertão e Vale do São Francisco, sob liderança de Miguel”.
A agenda deve congregar prefeitos da região e tende a ter início com visitas a obras, conforme informa o prefeito de Petrolina, Simão Durando. Ele, que é da extrema confiança dos Coelho, em visita, nesta segunda (13), à Folha de Pernambuco, disse que a programação de Bivar, ainda em construção, deve ir de visitas às obras a uma passagem pelo Pátio de Eventos. “Eu vou estar no pátio”, confirma Luciano Bivar à coluna e completa: “Saindo de São Paulo, vou direto para Petrolina e volto para aqui”. O dirigente nacional do União Brasil tem passado a maior parte do tempo na Capital paulista em função das exigências da pré-campanha.
Morde e Assopra
Ao criticar Fernando Bezerra Coelho, ex-líder do governo no Senado, em entrevista à CBN Recife, nesta segunda (13), Bolsonaro o fez sem citar nomes. E, em seguida, cuidou de elogiar a atuação de FBC como relator do Pacote dos Combustíveis. Nos bastidores, aliados do presidente apontam preocupação dele com o plano de zerar o ICMS, o que teria freado eventual intenção do chefe do Planalto de subir mais o tom na direção de Fernando.
Efeito… > Não foi sem prejuízos que o PSDB deixou de apoiar Luciano Bivar na corrida pelo Planalto. Ontem, Bivar fechou o apoio ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD, que concorrerá ao governo do Estado. A amarração passou por conversas de Bivar com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, e com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
…dominó > Com isso o União Brasil declinou do apoio a Marcus Pestana, nome do PSDB na corrida pelo governo de Minas. Os tucanos nacionalmente vão apoiar Simone Tebet, do MDB, o que inviabilizou costura com o União Brasil.
Check-in > Quem embarca junto com Luciano Bivar, nesta terça (14), para Curitiba é a senadora Soraya Thronicke (MS). Ela tem nome cotado para integrar a vice na chapa encabeçada por Bivar, assim como Rosângela Moro, esposa de Sérgio Moro, também é cotada, segundo especulações que ganham corpo.
Veja também
Sport Estados UnidosDal Pozzo mostra incômodo com ineficiência do ataque, mas vê Sport no “caminho certo”
Trump diz que comissão que investiga ataque ao Capitólio é um “escárnio da justiça”
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo