Reforçando os compromissos com a segurança pública, em consonância com as metas da ODS e do recente selo conquistado de Cidade Pacífica, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou, na última sexta (12) um curso de uma nova tecnologia não letal que será utilizada pela Guarda Municipal para a proteção da população já nesta semana. A capacitação foi realizada pelo fabricante da tecnologia, um spray com uma formulação patenteada que age em contato com os olhos sem causar dano à saúde humana. O produto difere do spray de pimenta que age no sistema respiratório e causa reações alérgicas. A aquisição é aprovada por nota técnica da ANVISA.
Foram treinados 40 agentes municipais que serão os instrutores para todo o efetivo ipojucano. “Ipojuca mais uma vez sai na frente nessa área de segurança pública adquirindo esse tipo de equipamento para todo o efetivo com carga pessoal e regulamentação de procedimento operacional padrão. O produto segue recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e já adotado em 17 países no mundo”, destacou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais.
Segundo o sócio-diretor da empresa Poly Defensor, fabricante da tecnologia, Rogério Beltrão, “para a utilização de agentes químicos é preciso garantir a preservação dos inocentes e apenas ser utilizado nas pessoas violentas, seguindo a doutrina do uso seletivo da força. Quem segue o procedimento não erra”, afirma. Essa capacitação aos agentes de segurança pública feita pelo fornecedor do equipamento segue exigências da Polícia Federal e do Exército para que os guardar estejam aptos a usar esse tipo de armamento não letal. Além da parte teórica, os guardas municipais também tiveram um treinamento prático e passaram por uma prova para confirmar que estão aptos a utilizar a tecnologia não letal.
SERTÃO
A Guarda Municipal do Ipojuca segue sendo referência para outros municípios. No último domingo (14) iniciou um treinamento no município de Sertânia, Sertão pernambucano que durará 6 dias. Os 26 alunos são agentes de Sertânia, Buíque, Carnaíba, Garanhuns, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha e Venturosa.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca