brejao:-juri-decide-por-absolvicao-e-justica-decreta-medida-de-seguranca-de-pai-que-matou-filho-apos-surto

Brejão: Júri decide por absolvição e Justiça decreta medida de segurança de pai que matou filho após surto

07/06/2022 – Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel de cada cidadão no cuidado com o meio ambiente, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Comitê Interinstitucional Ecos de Pernambuco, montou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre 6 e 10 de junho, e este ano tem como slogan Use seu poder para fazer a diferença. Nesta segunda-feira (6), foi realizado o primeiro evento: a live Aterros Sanitários em Pernambuco, com transmissão pelo canal da TV Escola TCE-PE no Youtube, onde encontra-se disponível.


 

Na ocasião, a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) do MPPE, Christiane Roberta Gomes de Farias Santos, compartilhou o trabalho que vem sendo desenvolvido para a destinação adequada dos resíduos sólidos pela Instituição, desde 2012, quando foi lançado o projeto “Lixo, quem se lixa?”. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no ano seguinte, existiam 160 lixões no Estado e apenas seis aterros sanitários licenciados. 


“O MPPE, à época, fez uma recomendação aos promotores para instaurarem inquéritos civis; ingressarem com Termos de Ajustamento de Conduta acordados com os gestores; e Ações Civis Públicas. Porém, mesmo com todas essas ações, em 2019, ainda havia 103 municípios pernambucanos com lixões ativos”, relatou a procuradora. 


Diante dessa situação, o Ministério Público iniciou, em 2020, o projeto “Pernambuco verde lixão zero”, pelo qual já foram celebrados 75 Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs). “Nós não oferecemos denúncia pelo crime ambiental cometido de poluir o meio ambiente, e sim propomos um acordo em que os gestores, através de cláusulas determinadas, iriam se comprometer com o MP para encerrar os lixões”, explicou Christiane Roberta. 


Hoje, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), 162 municípios destinam seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados, enquanto 22 destinam de maneira inadequada, a maioria já com ANPP assinado. Além disso, atualmente há 20 aterros sanitários licenciados no estado, além de 15 com licença prévia em análise pela CPRH e um em instalação.


De acordo com a procuradora Christiane Roberta, por conta do êxito do projeto, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através da Comissão de Meio Ambiente, a convidou para compor, junto com outros colegas, um grupo de trabalho a nível nacional, para gestões estratégicas e especiais de destinação adequada dos resíduos sólidos. “Dessa forma, o projeto ‘Pernambuco verde, lixão zero’ poderá ser replicado em vários estados”, celebrou.


Na sequência, o engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Bertrand Sampaio de Alencar, abordou o trabalho de pesquisa que vem desenvolvendo: “Efeitos perversos do modelo atual de gestão de resíduos sólidos”.


Segundo ele, a pesquisa tem por objetivo identificar, por meio da análise de taxas de geração per capita dos resíduos sólidos pesados e dispostos em aterros sanitários de Pernambuco, as externalidades negativas provocadas no meio ambiente por municípios que recebem os recursos do ICMS Socioambiental. Os estudos ainda estão numa fase inicial e precisam ser complementados com os trabalhos de campo para que algumas hipóteses possam ser confirmadas.


Por fim, o auditor-externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) Pedro Coelho Teixeira Cavalcanti, responsável pelo diagnóstico e depósito final de resíduos sólidos urbanos, reforçou que os resultados exitosos no Estado quanto à disposição final de resíduos sólidos, que nos últimos anos superam a média do resto do país, são resultado das atuações dos órgãos de controle externo. 


O evento foi mediado pela pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Soraya Giovanetti El-Deir. Ao final, foi aberto espaço para que os debatedores respondessem perguntas enviadas pelos participantes.

About Redação

Veja também

Ítalo Sena apresenta Espetáculo Duas Conversas no Samuel Campelo, em Jaboatão Centro

Após lotar salas de teatro de todo o Brasil, Ítalo Sena, conhecido como o rei …