O município do Ipojuca participou do “Programa de Treinamento Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e da consultoria MILAV, com acompanhamento do Ministério do Meio Ambiente. Realizado em São Paulo, de 23 a 27 de maio, o objetivo do treinamento é capacitar representantes de prefeituras e consórcios municipais para a elaboração de planos estratégicos de gestão de resíduos sólidos, que são indispensáveis para viabilizar avanços no setor.
Concorrendo com 60 munícipios, Ipojuca foi um dos 15 selecionados para participação do Programa. Rogério Nascimento, coordenador do Núcleo de Proteção e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, foi o representante do município. A programação ofertou diversas atividades, como a visita técnica em pátios de compostagens e também, a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, que leva esse nome, em homenagem a uma catadora, que com sua grandiosa capacidade de se expressar, tornou-se um marco na literatura brasileira.
No cronograma do Programa, estão previstos três encontros presenciais. O primeiro ocorreu em São Paulo, sendo os próximos na Suécia e, posteriormente Brasília, ambos ainda sem datas definidas, devido as questões da pandemia.