As fortes chuvas que atingiram Pernambuco na última semana têm afetado os estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), interferindo na captação de doadores. A situação está crítica para os tipos sanguíneos A ; B ; B-; O ; O-; e AB .
Com o objetivo de minimizar este cenário e estimular novos doadores, equipes do Comando Militar do Nordeste intensificaram a campanha “Ajudar está no nosso sangue”, deslocando efetivos ao centro de coleta no Recife. De acordo com a corporação, os esforços seguirão até que os estoques atinjam níveis seguros.
Segundo a presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Vale Paulino, a redução no número de doações chega a 50%. “Para se ter ideia, esperamos por dia, no Hemocentro Recife, uma média mínima de 250 doadores de sangue. Nos últimos dias, recebemos entre 10 a 80 pessoas diariamente, o que está muito abaixo do esperado e das necessidades que temos. Nossa preocupação é que não há condições de atender, suficientemente, a demanda de todos os hospitais, públicos, filantrópicos e privados da Região Metropolitana”, afirma Gessyanne.
Para doar sangue, o interessado deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal.
Também é necessário apresentar um documento original com foto. O Hemope Recife está localizado na rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife do Recife. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30.
Veja também
Saúde Internacional Covid-19: Brasil registra 36.189 casos e 43 mortes em 24 horas
Embaixada dos EUA denuncia violações de liberdade religiosa em Cuba