senado-aprova-pec-que-garante-piso-salarial-para-enfermeiros

Senado aprova PEC que garante piso salarial para enfermeiros

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição para dar segurança jurídica ao aumento do piso salarial da Enfermagem. Os senadores votaram em unanimidade nos dois turnos.

A PEC 11 de 2022 é de autoria da senadora Eliziane Gama e insere na Constituição a determinação de que lei federal institui o piso nacional de salário da categoria.

A ideia é evitar que ele seja contestado na Justiça por vício de iniciativa, ou seja, quando um projeto é proposto por um Poder que não tem competência para isso. Como o texto impacta o orçamento de estados e municípios, ele poderia ser questionado posteriormente.

Agora, a proposta vai para a Câmara dos Deputados.

O relator da PEC, senador Davi Alcolumbre, rejeitou as três emendas apresentadas. Segundo ele, o foco era resolver o risco de questionamentos. A definição das fontes de custeio deve ser feita depois. A estimativa é de R$ 16 bilhões de impacto.

O projeto de lei que prevê o piso para enfermeiros em R$ 4.750 já foi aprovado nas duas Casas do Congresso. Segundo Alcolumbre, a Câmara aguarda a promulgação da PEC para enviá-lo para sanção presidencial.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …