A Prefeitura do Ipojuca participou do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que tem o objetivo de reconhecer boas práticas elaboradas e realizadas por diversos setores e entes da sociedade. Dos seis projetos encaminhados pela administração municipal, todos foram aprovados na primeira fase, ficando entre as 145 práticas que avançaram de todo o Brasil. As iniciativas do Ipojuca são em diferentes áreas da gestão pública, como Assistência Social, Educação e Segurança Pública.
Entre as ações municipais selecionadas estavam o Projeto Oficina Esporte em Tempo de Inclusão, da Secretaria de Assistência Social, iniciativa que garante inclusão social, cidadania e educação para 300 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade através da prática de atividades esportivas. Além do esporte, os meninos e meninas também têm aulas de idiomas e recebem alimentação, em diferentes núcleos da cidade. Já na área da segurança pública, foi apresentado o trabalho de utilização da tecnologia como recursos para melhoramento da prestação dos serviços à população que é promovido pela da Secretaria de Defesa Social.
Outros quatro trabalhos do Ipojuca que foram apresentados são na área da Educação. São eles: o I9 , que promove aulas de reforço aos estudantes dos últimos anos da rede municipal; os cursos voltados para o desenvolvimento sustentável realizados pelo Centro Municipal de Formação profissional (CEMEP); a construção do Currículo de Referência do Ipojuca para ser adotado por todas as modalidades da rede; e o projeto Memória Local com a participação de mais de 500 estudantes e que culminou na publicação do livro “Ipojuca: história que o açúcar conta”.
“Ter todos os seis projetos indicados pelo município selecionados na primeira fase do prêmio já é um importante reconhecimento do trabalho de cidadania e fortalecimento das políticas públicas que estamos realizando para o bem do povo ipojucano. Essas ações mostram o nosso comprometimento dos diferentes setores da gestão com as diversas áreas do município, focando na qualidade de vida e desenvolvimento social dos ipojucanos”, reforçou a prefeita do Ipojuca Célia Sales.
crédito das fotos: arquivo Secom Ipojuca