Ao longo desta última semana, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTTRANS), realizou a conclusão do curso de formação e atualização de instrução prática para a atividade de agentes de trânsito. Além de servidores do Ipojuca, a iniciativa também atendeu a agentes das cidades de Gravatá, Escada, Sirinhaém e Palmares. Iniciada no formato on-line, por conta da pandemia, a ação da parte teórica foi finalizada presencialmente no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca.
Na parte teórica, os agentes foram capacitados em temas como legislação de trânsito; noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito; ética e cidadania; o papel do educador do agente; preenchimento do auto de infração; atendimento ao público; entre outros conteúdos. Ao longo do curso de formação e atualização, também foram promovidas atividades práticas, realizadas em vias públicas do município para mostrar efetivamente o trabalho de abordagem e fiscalização de trânsito.
“Segundo a norma, a cada três anos é preciso realizar essa atualização para os agentes de trânsito”, destaca o diretor de Educação para o Trânsito e Transporte da AMTTRANS, Felipe Anselmo Pinheiro. No total, foram 40 horas/aula de atualização. Já para o curso de formação de novos agentes de trânsito, a carga horária foi de 220 horas/aula.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca