O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. O cargo estava vago desde segunda-feira, quando Artur Lira destituiu o deputado que ocupava a vaga.
Lincoln Portela, teve 232 dos 406 votos registrados. Além dele, havia outras duas vagas abertas na mesa diretora, que agora estão ocupadas por Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, e pela deputada Geovania de Sá, do PSDB de Santa Catarina.
As vagas estavam abertas porque, de acordo Artur Lira, o regimento da Câmara prevê que deputados que mudarem de legenda partidária devem perder automaticamente o cargo que ocupam.
Marcelo Ramos deixou o PL foi para o PSD, Marilia Arraes deixou o PT e foi para o Solidariedade e Rose Modesto deixou o PSDB e foi para o União Brasil.
Ao cumprimentar os novos membros da mesa diretora, o presidente da casa, Arthur Lira, disse que a decisão de uma nova votação foi para atender o regimento interno e negou qualquer outra motivação.
A interpretação do regimento da Câmara, no entanto, não foi consensual. O ex vice-presidente da mesa diretora, deputado Marcelo Ramos, acusou Artur Lira de ter tomado uma decisão política ao assinar sua destituição. Segundo ele não foi uma decisão regimental e nem jurídica. Mas sim porque Ramos vinha fazendo criticas públicas ao governo.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.