“Todo mundo precisa saber o valor da Educação, porque a cada dia que passa a gente aprende uma nova lição”. Com essa frase de efeito, musicada e cantada a plenos pulmões por estudantes, pais, professores e equipe técnica que, no último sábado (21), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou a edição 2022 do projeto Tempo de Aprender. A proposta, realizada desde 2019 pela gestão municipal, visa promover aulas de reforço para os estudantes do 5° ano da Rede de Ensino nas disciplinas de Matemática e Português, sempre aos sábados até o final do ano letivo. Este ano serão aproximadamente 800 estudantes beneficiados.
Com a iniciativa, a ideia é enfrentar as dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social, inclusive reforçadas pela pandemia nos últimos dois anos, desenvolvendo um conjunto de ações para a melhoria dos resultados da educação básica municipal e a elevação do aproveitamento dos estudantes. As aulas, com professores da rede, irão acontecer em polos de todo o município (distritos, praias e zona rural). Na sua fala durante o lançamento, o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, falou sobre a importância do trabalho coletivo e a necessidade dos investimentos na qualidade do ensino. “Existe um debate que a pandemia trouxe uma desigualdade e a Prefeitura na administração da prefeita Célia Sales está trabalhando para garantir essa recuperação. Então, esse projeto criado em 2019, é para tentar recuperar as atividades num esforço imenso para nivelamento de aprendizagem”, observou.
Segundo a diretora de gestão Educacional do Ipojuca, Ieda Mariano, “o projeto conta com a participação dos gestores e coordenadores das escolas na execução, mas também as famílias têm total importância para garantir o acompanhamento da aprendizagem dos seus filhos. O apoio dos pais é fundamental”, disse. “O objetivo dos professores que estão participando do Tempo de Aprender não é fazer a mesma aula que as crianças têm durante a semana, mas sim construir uma dinâmica atrativa para que as turmas queiram ir para a escola e aprender”, reforçou Ieda. Para o secretário Executivo de Educação do município, Edvaldo Medeiros, a palavra-chave do Tempo de Aprender será coragem. “Coragem pais e mães para não fazê-los desistir e aproveitar esse momento para reforçar os estudos”, frisou.
Escolas polos do Tempo de Aprender 2022:
Escolas urbanas:
Ipojuca Centro – Escola Santo Cristo
Nossa Senhora do Ó – Escola Eduardo Campos
Camela – Escola Agro Urbana
Escolas praias:
Porto de Galinhas – Escola Amara Josefa
Maracaípe – Escola Ferreira de Oliveira
Serrambi – Escola Castelo Branco
Escolas campo:
Engenho Caetés – Escola Santo Elias
Engenho Califórnia – Escola Perpétuo Socorro
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca