Ao todo, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município devem inspecionar cerca de 5,6 mil imóveis (Foto: Ikamahã/SESAU)
A Prefeitura do Recife promove, nestes sábado (21) e domingo (22), das 8h às 13h, mais um mutirão de arboviroses. Neste fim de semana, serão contemplados os bairros da Linha do Tiro e Nova Descoberta, na Zona Norte, Iputinga, na Zona Oeste, e Imbiribeira e Cohab, na Zona Sul da cidade. Ao todo, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município devem inspecionar cerca de 5,6 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos locais, para identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passarão orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar cerca de 4,2 mil imóveis na Linha do Tiro, Iputinga, Imbiribeira, Nova Descoberta e Cohab. Já no domingo, serão inspecionados 1,4 mil imóveis na Linha do Tiro e Cohab. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, e será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.
Nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.
Os asaces ainda visitarão 31 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.
BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.