Em mais uma ação de protagonismo na área de segurança pública, o município do Ipojuca sediou, nesta terça-feira (10), um workshop de apresentação de armamentos não letais que podem ser utilizados por forças de segurança pública. Organizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social do Ipojuca, a demonstração dos produtos foi feita pela empresa fabricante Condor, e contou com a presença de diversos representantes e comandantes de instituições de segurança do Estado, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal e das Guardas Municipais de prefeituras como Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Camaragibe, Paudalho, Tracunhaém, Toritama, Carpina, Altinho, Caruaru e Itapissuma.
Segundo o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, “é importante a busca de parcerias como essa, pois é assim que nós podemos desenvolver essa ideia de segurança para a sociedade. As guardas municipais precisam ser vistas como aliadas indispensáveis no processo de segurança pública municipal, e que é importante que os gestores entendam que a segurança também é papel do município”, disse. O gestor destacou ainda que o evento é uma oportunidade de trazer o que há de mais moderno para as forças de segurança, com treinamento e capacitação.
Marden Santos, consultor da empresa Condor, explicou que os produtos são classificados como PCE (produto controlado pelo Exército) e são fornecidos para as Forças Policiais. “Ipojuca está sendo a primeira cidade a receber a demonstração de alguns produtos”, afirmou. No workshop foram expostos de forma controlada vários equipamentos, como: munições de borracha, granadas de efeito moral, espargidores de pimenta, armas elétricas e, uma nova tecnologia de um drone lançador de lacrimogêneo. A atividade foi realizada no Estádio Municipal Antônio Dourado Neto, no Centro.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca