prefeitura-do-recife-promove-testagem-itinerante-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-em-sete-localidades-da-capital

Prefeitura do Recife promove testagem itinerante de infecções sexualmente transmissíveis em sete localidades da capital

Durante a ação da Secretaria de Saúde municipal, serão ofertados cerca de 1680 exames. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

Com o objetivo de ampliar o acesso da população às formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de HIV, sífilis e/ou hepatites virais, a Prefeitura do Recife vai promover, ao longo de todo o mês de maio (vide serviço) testagem itinerante para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em sete localidades da capital. Durante a ação da Secretaria de Saúde municipal, serão fornecidos 240 testes em cada uma das sete localidades, sendo 60 de cada (sífilis, HIV, hepatite B e C), totalizando 1.680 testagens. O trabalho será feito em parceria com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), com o Programa Academia da Cidade (PAC), a Política de Saúde Bucal e a Política de Saúde da População LGBT.  

Os testes rápidos detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço. Nos casos em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos, sachês de gel lubrificante e materiais educativos sobre ISTs.

O projeto itinerante de testagem foi inaugurado em julho do ano passado com o objetivo de ampliar os exames de ISTs e ofertar esses serviços em horários alternativos e em diversos locais de grande circulação de pessoas na cidade. Desde então, já foram visitados 25 localidades e realizados mais de 1.100 testes rápidos. Também já foram distribuídos 48.672 preservativos e 4.500 lubrificantes.

SERVIÇOS – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs. Existem dois SAEs para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no SAE Gouvêia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, com 987 usuários cadastrados e em tratamento. 

Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.

Confira a programação: 

05/05 – das 17h às 20h

  • Academia da Cidade – Polo Praça Simão Borba: Rua Simão Borba, Vila Tamandaré, Estância

07/05 – das 9h às 12h

  • Mercado de Casa Amarela: Estrada do Arraial, 1930, Casa Amarela

12/05 – das 17h às 20h

  • Academia da Cidade – Polo Coque: Próximo à passarela do viaduto Joana Bezerra, Coque

13/05 – das 18h às 21h

  • Rua das Ninfas, 84, Soledade (em frente ao Instituto Boa Vista)

14/05 – das 13h às 17h

  • SESC Santo Amaro: Praça do Campo Santo, Santo Amaro

25/05 – das 17h às 20h 

  • Academia da Cidade – Polo Santo Amaro/João de Barros: Avenida Agamenon Magalhães, Santo Amaro (próximo à Reitoria da UPE)

26/05 – das 17h às 20h

  • Academia da Cidade – Polo Praça do Chié: Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …