prefeitura-do-recife-promove-cadunico-nos-bairros-em-dois-unidos

Prefeitura do Recife promove CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos

Projeto itinerante aproxima Prefeitura e população através de serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Com o intuito de levar serviços referentes ao Cadastro Único para a população mais vulnerável, a Prefeitura do Recife realiza a ação CadÚnico nos Bairros em Dois Unidos, Zona Norte da cidade. A iniciativa itinerante acontece na Rua 21 de junho, número 580, no Alto da Esperança, nesta quarta (4) e quinta-feira (5). O CadÚnico nos Bairros consiste em levar os serviços de inscrição e atualização no Cadastro Único do Governo Federal  para que as pessoas não precisem se deslocar aos equipamentos da Assistência Social. A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e conta com a parceria da Secretaria de Governo e Participação Social. Uma equipe da Neoenergia também estará no local para a inclusão da população na Tarifa Social.

Para realizar a inscrição no CadÚnico, não é necessário o comparecimento de todos os integrantes do núcleo familiar. A partir dos 16 anos, a pessoa pode ser o Responsável Familiar (RF) e levar os respectivos documentos de todas as outras pessoas que moram na casa. O responsável pelo núcleo familiar deverá comparecer à entrevista em posse de CPF ou Título de Eleitor. Além desses, também é ideal levar certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou carteira de identidade (RG), ou carteira de trabalho.

É importante lembrar que devem ser levados os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independente de vínculos sanguíneos. Outros documentos importantes são: comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Caso não tenha comprovante da escola, pode ser levado o nome da escola de cada criança ou jovem.

Para se inscreverem no Cadastro Único, as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50); as que possuem renda mensal total de até três vezes o valor do salário mínimo (R$ 3.135,00); ou se estiverem em situação de rua, mesmo que seja uma pessoa sozinha.

CADASTRO ÚNICO – O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que reúne informações sobre quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico é gerenciado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais do Governo Federal. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre a inscrição no CadÚnico atualizada.

SERVIÇO:

O quê: Atendimento itinerante dos serviços referentes ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)

Quando: 4 e 5 de maio. Das 9h às 15h

Onde: Rua 21 de junho, nº 580, Alto da Esperança, Dois Unidos

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …