A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou, nesta segunda-feira (2), resultados da Operação Locomotiva, desencadeada no dia 28 de abril e responsável pela prisão de seis envolvidos em crimes de homicídio e tráfico de drogas.
A PCPE explicou que essa operação é o início de uma investigação que continuará a ser realizada pelas equipes para chegar nas principais lideranças da facção criminosa e combater o tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Bruno de Ugalde, os presos cometem os homicídios por questões ligadas às drogas e disputas de territórios. “Essa é uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas e homicídios relacionados ao tráfico principalmente nos bairros do Pina, Brasília Teimosa, Ipsep e Ibura. São bairros geograficamente distantes, mas essa facção costuma pulverizar o tráfico nesses bairros. Eles matam por diversos motivos relacionados ao tráfico, às vezes por dívidas, por disputa de território para poder descarregar e comercializar drogas”, afirmou ele.
Entre os mandados de prisão, 4 foram de prisão preventiva, 3 deles por crimes de homicídio e 1 por tráfico de drogas, além de 2 prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte de arma de fogo.
“Nós tivemos a informação que dois imóveis no Ipsep funcionavam como centro de distribuição de drogas, iniciamos um trabalho de investigação e identificamos que dois indivíduos faziam tráfico e inclusive portavam armas de fogo. Na noite do dia 28, fizemos um levantamento na área e a intervenção, um deles fugiu pelo telhado, que acabou cedendo e os moradores chamaram nossa presença e fizemos a prisão”, explicou o delegado Sérgio Luís Oliveira.
Vasculhando os imóveis, a PCPE verificou que lá, as drogas como maconha e crack já estavam preparadas para serem comercializadas, além de celulares e um automóvel que eram utilizados pela facção.
Sobre a arma encontrada com os homens, o delegado contou que ela não é tão comumente utilizada na região e por isso, a polícia vai buscar os casos de homicídio para investigar se existem possíveis novos casos cometidos pelos homens.
Veja também
Internacional SaúdeEUA descartam convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para Cúpula das Américas
Rio está em situação de alerta para infestação pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue